Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão Cuidados Especiais é válido para compra de fraldas geriátricas

A- A+

Idosos e portadores de necessidades especiais no estado do Rio de Janeiro contam com um benefício em dinheiro para a compra de fraldas geriátricas. Mensalmente, através do cartão Cuidados Especiais, eles recebem um valor que pode ser utilizado na aquisição do produto. Se tiver cadastro também no programa Aqui Tem Farmácia Popular, do governo federal, as vantagens aumentam.

Casal usando o cartão Cuidados Especiais

Idosos cadastrados recebem valor mensal para a compra de fraldas geriátricas. Foto: iStock, Getty Images

Como o cartão Cuidados Especiais funciona

O benefício foi criado em 2013 em auxílio a idosos e pessoas com necessidades especiais permanente, maiores de 18 anos e com renda máxima de R$ 2,5 mil.

O valor de R$ 76,80 é creditado no cartão mensalmente até o último dia útil do mês. A única regra para aqueles que cumprem os requisitos do programa é usar o benefício exclusivamente para a compra de fraldas geriátricas.

Até agosto de 2015, o cartão Cuidados Especiais tinha a gerência do Instituto Vital Brazil, uma instituição do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ligada à Secretaria Estadual de Saúde.

Desde então, quem deseja se cadastrar e ter direito ao benefício precisa fazê-lo junto à Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (Seesqv), cujos telefones da Seesqv são (21) 2334-9830, 2334-9865, 2334-9781. Há ainda a possibilidade de contato por e-mail.

Os documentos exigidos são os seguintes:

  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Laudo médico, quando necessário (válido por 90 dias)
  • Documentos do responsável (cópia)
  • Procuração, Curatela ou Tutela, quando necessário.

Após a solicitação, os cartões são entregues pelos Correios. Mas é importante preencher todas as informações corretamente na ficha de cadastro para garantir o recebimento do documento. Se preferir, o beneficiário pode retirar pessoalmente o cartão.

Benefício também na Farmácia Popular

Graças a um convênio com o governo federal, o beneficiário do cartão Cuidados Especiais pode também fazer a compra de fraldas geriátricas em farmácias credenciadas no programa Aqui tem Farmácia Popular. Dessa forma, são mais de 2.000 pontos à escolha do cidadão em todos os 92 municípios fluminenses.

Com a integração, os participantes tem à sua disposição um maior número de estabelecimentos para encontrar o produto da marca e tamanho de sua preferência, além do aumento da quantidade de fraldas compradas por mês por usuário, passando de 96 para 120 unidades.

Para ter direito a mais esse benefício, acumulando o cartão Cuidados Especiais com o programa federal, é preciso se dirigir a uma das farmácias conveniadas no Aqui Tem Farmácia Popular para realizar cadastro.

O endereço da Farmácia Popular em qualquer ponto do Brasil pode ser encontrado no Portal da Saúde. Basta selecionar o seu estado e, em seguida, sua cidade, para ver a relação das unidades e sua localização.

Você vai se interessar por:

Mais descontos ao seu alcance

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como montar uma drograria
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet