Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cartão: como cuidar para não ter problema na máquina de cartão

A- A+

Ao chegar em qualquer estabelecimento comercial, uma cena cada vez mais comum é ver o atendente trabalhar com não apenas uma máquina de cartão. Mesmo que nos últimos anos algumas empresas do setor tenham ampliado a aceitação dos aparelhos para diversas bandeiras de crédito, ainda é comum ver as maquininhas enfileiradas no balcão, tudo para o estabelecimento não perder nenhuma oportunidade de venda.

Mesmo com tantas novidades tecnológicas, para o consumidor a diferença entre as máquinas é insignificante. A não ser que uma empresa que administra os aparelhos esteja com alguma promoção especial, é difícil ver algum consumidor solicitar ao atendente que passe seu cartão em uma determinada marca de máquina de cartão.

maquina-de-cartao

Cartão de crédito deve ser bem cuidado para ser usado quando você precisar. Foto: iStock, by Getty Images

 

Para os clientes, o que o cenário das máquinas exige é um cuidado maior com os cartões magnéticos. Como cada vez menos pessoas costumam andar com cédulas na carteira, a “saúde” física do dinheiro de plástico é essencial tanto para o consumidor quanto para o lojista.

Cuidados para uso na máquina de cartão

Nos últimos anos, as instituições bancárias promoveram no Brasil uma ampla troca dos cartões magnéticos, priorizando o cartão com chip. Além de evitar a assinatura, o chip é uma garantia de segurança para todos, já que as compras passaram a dispensar a assinatura dos clientes nas compras, só sendo autorizadas com o uso de senha. Para tanto, as máquinas de cartão foram adaptadas.

O cartão de crédito precisa ser bem cuidado para ser usado quando você precisar. A principal dica da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) é não molhar, dobrar ou amassar o cartão, nem deixa-lo perto de aparelhos eletrônicos, como televisão, celulares ou microondas, já que pode estragar a parte magnética ou o chip.

Ao serem guardados na carteira, os cartões, por exemplo, não devem compartilhar uma mesma divisória, pois o contato entre as tarjas magnéticas pode prejudicar a durabilidade do plástico. Se for preciso limpar o cartão, somente água deve ser usada, sem nenhum outro tipo de substância.

Novas alternativas mobile

O cuidado com os cartões deve ser ainda maior com o crescimento de uma nova forma de pagamento: a via mobile. Desde 2013, leitores de tarjas magnéticas portáteis têm se tornado mais populares no mercado brasileiro. Sem necessidade de pagamento de taxas pelo uso das máquinas pelos usuários, os dispositivos se conectam a smartphones com os sistemas operacionais Android ou iOS servindo para o pagamento com cartão magnético.

Além da tarja, o comerciante precisa fazer o download de um aplicativo e assim terá o mesmo serviço proporcionado pelas máquinas de cartão.

Cartões de crédito com benefícios

O cartão de crédito pode oferecer muitos benefícios para os usuários. Os Cartões de Crédito Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito