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por Vivo Seu Dinheiro

Cartão clonado: veja como agir em caso de fraude

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As facilidades do mundo digital deixaram muito mais simples o ato de comprar. Seja em lojas físicas ou na internet, o produto desejado está à distância de alguns dígitos: os números do cartão de crédito. Chips, códigos e sites mais aprimorados deram maior segurança ao consumidor no momento de comprar, mas, ainda assim, crimes como o cartão clonado estão entre as principais reclamações dos órgãos de defesa do consumidor em todo o país.

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Avisar ao banco é o primeiro passo ao perceber algo incomum. Foto: iStock, by Getty Images

Cartão clonado: como se proteger

Caso você desconfie ter sido vítima desse tipo de crime, alguns passos são necessários para não sair lesado. Uma das dicas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) é sempre conferir a fatura. Checar gasto por gasto nem sempre é hábito do consumidor, mas ele é essencial, pois nos casos em que os valores gastos ilegalmente não diferem tanto do consumo habitual do cliente, só um olhar atento ao recibo mensal de compras é que vai detectar uma possível fraude.

Outra recomendação importante dos órgãos de defesa do consumidor é ter anotado em algum lugar seguro o número do telefone do banco do qual é cliente e também o número do próprio cartão. O contato, que normalmente está no verso do cartão de crédito, é a melhor forma para informar a instituição com agilidade e prevenir perdas maiores.

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Cartão clonado: ação imediata

Assim que o consumidor desconfiar de que foi vítima de cartão clonado, deve comunicar imediatamente o banco do qual é cliente. De acordo com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), caso o usuário tenha o cartão clonado, qualquer movimentação realizada é de responsabilidade da instituição, que fica também responsável por indenizar o cliente em caso de prejuízo.

Ao ter confirmada as suspeitas de cartão clonado, o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência. O documento é essencial no momento de pedir a restituição dos valores gastos ilegalmente.

Caso o problema não tenha sido solucionado pela instituição bancária, o cliente pode recorrer ao Procon ou ajuizar uma ação no Juizado Especial Cível para ter os seus direitos reconhecidos.

Cartões de crédito com benefícios

Além de toda a segurança, a Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, oferece cartões de crédito com uma série de vantagens. Com eles, você pode ganhar mais minutos para falar, mais dados para o acesso à internet, descontos no cinema e muito mais.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

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