Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Carros novos ou usados: saiba fazer a melhor opção financeira

A- A+

Os carros novos estão entre os desejos de consumo de muitos brasileiros. Para boa parte da população, o que importa é comprar um veículo zero, ainda com cheirinho de novo e plástico nos bancos. Nem sempre, no entanto, esse sonho cabe no bolso do consumidor e o automóvel usado passa a ser opção.

Mas, afinal, qual é a melhor escolha do ponto de vista financeiro?  Antes de comprar, veja as vantagens e desvantagens dos novos e usados.

Comprar um carro é a realização de um sonho. Foto: iStock, Getty Images

Comprar um carro é a realização de um sonho. Foto: iStock, Getty Images

Motivos para comprar carros novos

Há duas principais vantagens na hora de se comprar carros novos:

Garantia: ela costuma variar de um a seis anos, dependendo do veículo, e é uma segurança que você terá em relação a problemas de fabricação, além de permitir gastos menores com manutenção e troca de peças. No entanto, para manter a garantia, é necessário realizar revisões constantes na concessionária. O ideal é que, antes de comprar o veículo, você busque uma local que trabalhe com preços fixos por revisão

– Financiamento: você poderá encontrar melhores condições de financiamento para os carros novos, além de contar com as taxas de juros mais baixas que as montadoras costumam oferecer. Em geral, as instituições financeiras tendem a elevar os juros na hora de financiar um veículo usado.

Quando não comprar carros novos

A principal razão para evitar carros novos e comprar um usado é o preço, que pode ser até 20% ou 25% mais barato, dependendo do tempo de uso. Para quem faz essa opção, o carro usado pode significar um melhor retorno para o seu dinheiro. “Pode-se adquirir um carro de melhor qualidade do que um popular por um preço semelhante, com mais acessórios, apesar da quilometragem maior”, explica o economista e consultor de finanças Bernardo Baggio.

Além de ser mais fácil comprar um carro mais confortável e seguro, a opção pelo usado também significa despesas fixas menores. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o seguro, por exemplo, são mais baratos, uma vez que são calculados de acordo com o valor do automóvel.

Cuidados ao comprar um usado

Se você se decidiu pela compra de um veículo usado, no entanto, vale a pena tomar alguns cuidados. Fique atento à quilometragem do carro e se ele foi usado em estradas ou na cidade. Automóveis com rodagem mais alta representam a necessidade de manutenção mais frequente. Mas cuide com os que andaram menos, porém apenas na cidade, uma vez que o acelera e freia do dia a dia desgasta mais os veículos.

Também procure conhecer o histórico do carro e faça uma revisão com um mecânico de confiança antes de acertar a compra. Isso evita que você leve para casa um automóvel que parece barato, mas esconde problemas que não podem ser observados apenas ao olhar para ele ou dar uma volta rápida.

Assistência em emergências

Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências
metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
seudinheiro-Compras-de-supermercado
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza