Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Carro ou táxi: descubra qual é a opção mais econômica

A- A+

Manter um automóvel sai caro. São gastos com gasolina, manutenção, troca de pneus e revisão, para citar apenas alguns deles. É por isso que muitas vezes surge a dúvida: carro ou táxi? De acordo com os especialistas, a resposta vai ser diferente para cada caso.

Como decidir entre carro ou táxi

A dúvida é ainda maior quando se está pensando em comprar um carro. Além dos custos que já citamos, o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, lembra ainda do IPVA, DPVAT, estacionamento, lavagem e, por fim, a depreciação. Por isso, o automóvel valerá mais a pena quando a sua utilização for para o trabalho ou uma necessidade familiar que deva prevalecer aos interesses econômicos.

A decisão também deve levar em conta a estrutura de transporte público do lugar que você mora e como ela pode permitir que, pelo menos de vez em quando, você se locomova com praticidade, sem depender de um automóvel próprio para isso. Pese ainda a localização da sua casa na decisão. Para quem mora longe e precisa se deslocar sempre com um veículo, o carro pode acabar sendo mais vantajoso a longo prazo. O táxi também não é uma opção para viagens longas, para fora da cidade.

placa de taxi

O táxi costuma ser uma opção mais viável quando o seu uso é pontual. Foto: iStock, Getty Images

Carro ou táxi: quando ficar com a segunda opção

Para o diretor comercial da Webmotors, Thiago Andrade, a principal indicação para usar o táxi é quando ele serve como transporte pontual. Ou seja, em situações específicas que sair com o carro próprio possa representar um transtorno, dificultar o estacionamento ou mesmo um risco.

“Um exemplo que gosto de falar para os meus amigos é de usar o táxi para ir ao bar ou para a balada. Além de não gastar com estacionamento, que hoje em São Paulo sempre é mais de R$ 30, você evita multa e outros problemas. Porém, é o valor/hora de atualização que de longe sai mais salgado”, explica Andrade.

Se você é do tipo de pessoa que mora em uma cidade grande e se perde com frequência, mesmo com GPS, o táxi também pode ser uma saída para chegar com segurança – e na hora prevista. Geralmente, os taxistas conhecem bem as ruas de onde trabalham e podem ajudar bastante. Ainda está na dúvida entre carro ou táxi? Pese todos os fatores, avalie o seu caso e tome a decisão com calma. Essa é a melhor forma de não se arrepender depois.

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Resolveu comprar um carro? Caso você não tenha uma reserva financeira para emergências, uma boa alternativa é fazer seguro. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

Esse tipo de assistência oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Você também está na dúvida entre carro ou táxi? Comente!

economizar no seguro do carro
como economizar na limpeza
não consigo pagar financiamento veículo
cadeiras de bebê para automóvel
banco de couro automotivo
carros-pequenos-e-baratos