Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Carro fora de linha é um bom negócio? Avalie

A- A+

O momento para quem quer trocar de veículo não é o dos melhores, sobretudo se você está em busca de um modelo zero quilômetro. Mesmo com com as constantes quedas de venda no setor, apontadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o preço ainda segue elevado. A saída pode ser recorrer a um carro fora de linha.

Para tomar essa decisão, no entanto, é preciso se avaliar muito bem. Colocar em uma balança os prós e contras desse negócio e pesar o seu custo-benefício é fundamental para não se arrepender depois.

carro fora de linha

Há prós e contras na ideia de comprar um carro fora de linha. Foto: iStock, Getty Images

Veja se você deve comprar carro fora de linha

Ponto 1: Desvalorização afeta mais o carro fora de linha

O primeiro ponto a se levar em conta é a desvalorização. Um carro fora de linha sofre uma depreciação de sete pontos percentuais acima da média, que é de 15%, após o primeiro ano de uso. E esses números só vão aumentando com o passar do tempo. Os dados são de um levantamento recente feito pelo Instituto Datafolha.

Esse fator pode prejudicar especialmente quem deseja passar veículo adiante de maneira rápida, pois, com certeza, irá revendê-lo por um preço bem inferior ao pagado na compra.

Ponto 2: Dificuldade de encontrar peças de reposição

Além da desvalorização, outro fator a ser considerado é a manutenção. Pelo fato de pararem de fabricar o veículo, é mais difícil encontrar encontrar peças originais para repor eventuais problemas. Isso pode fazer com que você tenha que recorrer a componentes paralelos, de outros modelos ou montadoras, que podem prejudicar o desempenho do seu carro.

Ponto 3: Preço mais em conta

Por outro lado, também existem pontos positivos em optar por um carro fora de linha. O preço baixo, por exemplo, é o maior deles. As concessionários e os fabricantes querem zerar seus estoques do modelo que saiu de circulação e, para isso, oferecem boas condições de negociação.

Ponto 4: Oportunidade de ter um carro mais completo

Além disso, pode ser a sua oportunidade de contar com veículo mais completo que o seu por um custo bem menor. Afinal de contas, não é porque um automóvel parou de ser fabricado que ele não presta mais. Muitas vezes as montadoras, para fazer uma versão nova e revitalizada de um modelo de carro, retiram o anterior de circulação, dão uma repaginada e lançam de novo com outro nome.

Você vai se interessar por:

Assistência para o seu carro

Tudo certo com as placas do seu carro? Agora é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre carro fora de linha? Comente.

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro