Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Carro esportivo pode ter alto custo de manutenção

A- A+

Os modelos de carro esportivo chamam a atenção por suas características arrojadas e design moderno. Desejo de muitos apaixonados por veículos, o alto valor de compra não é o único impeditivo para contar com um desses na garagem. A manutenção também pode pesar no bolso do consumidor.

Características do carro esportivo

Luxo e potência são dois itens que você vai encontrar na busca por um modelo esportivo. Por outro lado, é preciso considerar ainda uma terceira característica: o preço. Ter um veículo como esse custa caro e é preciso estar preparado financeiramente. Basta olhar os valores cobrados para quem deseja ter uma Ferrari ou um Porsche disponível para rodar.

Conforme explica Marcos Giglio Junior, gerente comercial da Maffei Veículos, esses automóveis costumam ter pouca distância do solo. Afinal de contas, todo o seu projeto é pensado para que eles possam alcançar altas velocidades e precisam de controle aerodinâmico que pressione o carro para baixo. Outro recurso comum é o aerofólio, que contribui para a rapidez.

Como os carros esportivos costumam ser conduzidos de forma agressiva, Giglio destaca que é comum o desgaste prematuro dos componentes do veículo. Além disso, as peças de substituição são mais caras que a de modelos convencionais, o que aumenta os custos na hora de fazer a manutenção do veículo.

carro-esportivo

O custo de manutenção de um carro esportivo é alto e deve ser pensado ainda antes da compra. Foto: iStock, Getty Images

Carro esportivo consome mais gasolina

Apesar da satisfação que rodar em um carro esportivo pode proporcionar, é preciso considerar ainda mais uma característica relacionada aos gastos: o consumo de combustível. De acordo com os resultados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) desse ano, os dados não são positivos.

Realizada pelo Inmetro, o PBE Veicular avalia os carros com notas que variam de A (menor consumo) a E (maior consumo). O resultado mostra a eficiência energética do automóvel. Considerando o desempenho geral, que inclui todas as categorias, os esportivos ficaram no fim da lista.

Entre os modelos que receberam a nota E estão: BMW M4 Coupé e Cabrio, Ferrari F12 Berlinetta, Ghibli S, GranCabrio MC, GranCabrio S, GranTurismo S, Lamborghini Aventador, Lamborghini Huracán, Maserati Ghibli, Mercedes-Benz S63 AMG, Porsche 911 Turbo e Turbo S, Quattroporte, Rolls-Royce Ghost e ainda o Volvo S60.

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Ter um carro esportivo pode ter alto custo, por isso é importante estar preparado para os imprevistos. A melhor forma de garantir mais segurança é através de um seguro. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

Esse tipo de assistência oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre carro esportivo? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
economizar no seguro do carro
não consigo pagar financiamento veículo
cadeiras de bebê para automóvel
banco de couro automotivo
carros-pequenos-e-baratos