Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Carro econômico: conheça os modelos que menos consomem combustível

A- A+

Está à procura de um automóvel e deseja saber qual é a opção que menos consome combustível? Então confira o levantamento de eficiência energética elaborado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Foram avaliados 587 modelos e versões, distribuídos entre 36 marcas. Dentre eles pode estar o carro econômico que você procura.

É importante levar em conta que, quando falamos de carro econômico, os resultados variam de acordo com o tipo de combustível utilizado (etanol ou gasolina) e a rodagem na cidade ou na estrada. Portanto, antes de fazer a escolha, é preciso saber exatamente quais características, além da economia, você procura.

Escolha do modelo pode ajudar na economia. Foto: iStock, Getty Images

Escolha do modelo pode ajudar na economia. Foto: iStock, Getty Images

Em busca do carro econômico

De acordo com o levantamento do Inmetro, o melhor carro econômico para rodar na cidade é o Fusion, da Ford. Com motor 2.0-16v, na versão Hybrid ele é capaz de fazer 16,6km por litro na cidade. O número supera até mesmo o seu rendimento na estrada, que é de 15,1km/l. Uma desvantagem é a indisponibilidade para rodar com etanol.

Também com um bom desempenho na cidade, destacam-se o Prius, motor 1.8-16v, da Toyota, e o CT 200h, motor 1.8-16v, da Lexus. Ambos fazem até 15,7km/l nas ruas e avenidas. Na estrada, o Prius roda até 14,3km/l, enquanto o CT 200h roda 14,2km/l. Ambos os modelos também só estão disponíveis em versões movidas à gasolina.

Se o que você procura é um modelo 1.0, que possa rodar tanto com etanol como com gasolina, a melhor opção em termos de automóvel econômico é o KA, da Ford. Com biocombustíveis, ele roda 9,3 km na cidade e 11,3 km na estrada, o melhor desempenho para carros movidos a etanol.

carro economico

Mais 6 opções de carro econômico

UP! (Volkswagen): nas versões Move, High e Bwr, com motor 1.0-12v, este carro roda 9,2km/l na cidade e 10,2km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Já com gasolina, ele faz 13,5km/l na cidade e 14,6km/l na estrada.

Novo Uno (Fiat): o Evolution S&S é a versão mais econômica desse modelo, que conta com motor 1.4-8v. Com etanol, roda 8,9km/l na cidade e 10,5km/l na estrada. Com gasolina, 12,9km/l na cidade e 15,1km/l na estrada

Clio (Renault): as versões com melhor desempenho são a Authentique e a Expression, motor 1.0-16v. Quando abastecidos com etanol, rodam 9,5km/l na cidade e 10,7km/l na estrada. Com gasolina, os números são de 14.3km/l na cidade e 15,8km/l na estrada

Fortwo (Smart): na versão 71cv MHD Coupé, 1.0-12v, este veículo faz 13,2km/l na cidade e 14,4km/l na estrada ao ser abastecido com gasolina, a única opção de combustível para o modelo

One (Mini): esse carro 1.2-12v é um dos mais econômicos para a estrada. Com gasolina, faz 15,9km/l em rodovias e 11km/l na cidade. Não possui versão movida a etanol

New Versa (Nissan): possui várias versões 1.0-12v com o mesmo rendimento (10, 10 S, 10 SV, 10 Rio, 10 Sedition). Com etanol, elas rodam 8,5km/l na cidade e 10,4km/l na estrada. Com gasolina, rodam 12,6km/l na cidade e 15,2km/l na estrada.

Assistência é alternativa para mecânico e outros serviços

Nem um carro econômico, no entanto, está livre de problemas. Conheça o Vivo Multiassistência, que oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção. Com ele, você garante socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa
metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
seudinheiro-Compras-de-supermercado
viagens econômicas pela Europa
como lidar com a avareza