Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Calor no verão na Europa: conheça opções e dicas para a estação

A- A+

Pretende viajar para o Velho Continente nas férias de julho? Saiba, então, como planejar o seu roteiro de viagem para fugir do calor excessivo do verão na Europa. Separamos dicas de blogues de viagem e turismo com ideias de destinos e atrações para curtir essa estação no outro lado do Oceano Atlântico.

Principais destinos

“Para quem quiser fugir do calor excessivo durante o verão na Europa a dica é ir mais ao norte o possível. Países nórdicos como Noruega, Suécia, Dinamarca e até mesmo Islândia têm temperaturas altas, mas ainda assim menores do que destinos mais ao sul, como Itália e Espanha, que ficam com temperaturas extremamente quentes”, afirma a editora do blog Vambora!, Guta Cunha.

Já para o editor de conteúdo do blog sobre viagens 3 em 3, Tiago Carumuru, a dica é uma rota de carro pela Irlanda, entre as casas de campo e fazendas, ideais para casais.

montanhas-escocia

Para os mais aventureiros existem trilhas nas montanhas. Foto: iStock, by Getty Images

“Ou, se você preferir algo mais aventureiro, uma alternativa são as Highlands da Escócia, as montanhas do norte do país são recheadas de castelos entre cordilheiras, em que o silêncio só é interrompido pelo assobio do vento entre elas”, sugere Tiago.

amsterdam

Famosos canais em Amsterdam. Foto: iStock, by Getty Images

“Uma outra opção é a Holanda, que apesar do clima mais chuvoso, também tem temperaturas bem mais agradáveis, em torno dos 20ºC, uma delícia. Em Amsterdam, os momentos de sol à beira dos canais são super agradáveis”, acrescenta o jornalista e blogueiro do  Esse Mundo É Nosso, Rafael Carvalho

O que fazer no verão na Europa?

Segundo Rafael, na Escandinávia, por exemplo, a dica é aproveitar os dias bem mais longos, com noites que ainda parecem dia, que deixam tudo mais animado e mais colorido, ideal para aproveitar os festivais e parques.

parque

Djurgarden possui árvores e belas paisagens. Foto: iStock, by Getty Images

Nesse mesmo período, no parque Djurgarden, em Estocolmo, acontece o Midsummer Eve, festival que celebra o dia mais longo do ano.

“É um festival patriótico lindo, cheio de cores, danças, comidas e trajes típicos. Por volta das duas da manhã, o céu começa a azular e, quando parece que vai cair a noite, o outro lado já está clareando em tons de amarelo de novo” explica Caramuru.

Para Guta Cunha, a dica é aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre. Nessa época ocorrem diversos festivais culturais, de música, gastronômicos que não ocorrem em outras épocas do ano devido ao clima.

Prepare-se antes de viajar

“Apesar da fama do frio rigoroso, é importante saber que o Velho Continente tem um verão que pode ser bem quente e com atrações disputadas. As praias do Mediterrâneo, por exemplo, costumam estar lotadas, o trânsito nas estradas podem gerar muito estresse, e as filas nos museus mais famosos, como em Paris ou Madrid, podem ser quilométricas” advertiu Rafael Carvalho.

Você vai se interessar por:
Como calcular gastos com alimentação na Europa
Viajante de mochila: confira dicas para baratear os gastos na Europa
Saiba como conquistar uma bolsa de estudos na Europa

Por outro lado, como lembra Caramuru, se for a sua primeira vez viajando para a Europa, talvez o calor não chegue a atrapalhar tanto. Os encantos de conhecer destinos mais ao sul, onde as temperaturas sobem muito no verão, podem compensar o calor. Além disso, ele aconselha a incluir no roteiro cidades com menos procura por parte do turistas. Lyon, na França, e Porto, em Portugal, se encaixam nessa categoria, na visão dele.

“Além desses cuidados, é muito importante ter cuidar de outros detalhes. Hidratar-se bastante, abusar do uso do protetor solar e está sempre com um chapéu e boné, são algum deles”, aconselha Guta.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

viajar para a Turquia
viagens econômicas pela Europa
como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
Homem consertando o próprio carro e fazendo o pedido de produtos automotivos.