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por Vivo Seu Dinheiro

Calibrar pneus com frequência ajuda na economia de combustível

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Dirigir de forma constante, trocar as marchas com frequência e acelerar gradativamente são atitudes essenciais para economizar combustível. Mas essa forma de condução terá menos efeito prático se você não calibrar pneus com regularidade. Vamos entender melhor a influência dos pneus no consumo?

Por que calibrar pneus regularmente

Um carro popular pesa cerca de 850 kg. Diversos tipos de materiais são utilizados na composição do motor, da carcaça, dos equipamentos internos e externos. Mas a única parte do automóvel que fica em contato com o solo – brita, terra, areia e asfalto – são os pneus. Essa exposição permanente provoca desgaste, e é justamente por isso que você deve ficar atento ao desempenho dos pneus.

Calibrar pneus é indicado

Além da economia de combustível, pneus bem calibrados tendem a durar mais. Foto: iStock, Getty Images

Desenvolvidos para rodar em uma calibragem de pressão específica, os pneus perdem parte dessa pressão conforme os dias passam. É um processo natural, já que, por melhor que seja a vedação, é impossível evitar a saída de ar.

O problema ocorre quando os dias se transformam em semanas, e as semanas viram meses, sem o condutor calibrar pneus, deixando-os longe da pressão indicada pelo fabricante.

Quando o pneu está murcho, a área de contato com o solo aumenta. Com isso, a força de arrasto também fica maior, e o motor precisa imprimir mais potência para movimentar o veículo. Ao fim dessa cadeia de ações, o resultado é consumo maior de combustível e prejuízo para o seu bolso.

Para descobrir a calibragem ideal para os pneus dianteiros e traseiros do seu veículo, consulte o manual do proprietário. Alguns modelos também apresentam esses dados em adesivos nas portas ou na tampa do taque de combustível.

Note, ainda, que a calibragem ideal varia de acordo com o peso do veículo. Por isso, a pressão indicada para alguém que costuma rodar sozinho é menor do que a sugerida para quem utiliza o carro com três ou mais ocupantes com frequência. Pesos extras no porta-malas também devem ser considerados.

Procure calibrar os quatro pneus do veículo uma vez por semana, ou, no máximo, de quinze em quinze dias. Dessa forma, você evita prejuízos devido ao crescimento no consumo. O estepe deve ser calibrado pelo menos uma vez por mês. Lembre-se: no momento de calibrar, os pneus devem estar frios. Faça isso logo após sair de casa, para evitar alterações.

Pneus exigem cuidados

Além da pressão, os pneus também exigem cuidados quanto ao formato e ao desgaste das ranhuras, responsáveis por garantir o atrito e evitar aquaplanagem em dias chuvosos ou pistas molhadas.

Para equalizar o desgaste dos quatro pneus, os fabricantes recomendam executar um rodízio entre as rodas do eixo traseiro e dianteiro a cada dez mil quilômetros rodados, no máximo. Além disso, também é sugerido submeter os pneus aos serviços de geometria e balanceamento quando o rodízio for feito.

Dessa forma, você evita que haja um desgaste mais acentuado em determinado eixo, o que prejudicaria o equilíbrio e o balanceamento do veículo.

Mas vale lembrar que o rodízio só é indicado quando os quatro pneus possuem desgaste semelhante. Caso haja diferenças, é recomendável manter os pneus mais novos no eixo traseiro. Por não sofrer tração, esse eixo fica mais propenso a deslizar em caso de curvas acentuadas ou aquaplanagem.

Para prolongar a vida útil dos pneus, os fabricantes elencam uma série de recomendações:

  • Evitar buracos, desníveis e obstáculos
  • Evitar dirigir em velocidade acima da permitida para a via
  • Evitar fazer curvas em alta velocidade
  • Evitar dirigir com frequência em terrenos irregulares.

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E você, também tem alguma dica para calibrar pneus? Comente!

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