Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Calendário 2016 com feriados regionais tem atrações pelo Brasil

A- A+

Nada melhor que um fim de semana prolongado para uma viagem de descanso. Mas até nos momentos de lazer é importante se planejar para não perder o controle do orçamento familiar. Que tal conferir o calendário 2016 com feriados regionais e fazer sua programação com antecedência?

Se você está com o dinheiro contado, a dica é fazer os passeios em lugares que estejam na baixa temporada. Mas se você fez uma reserva financeira, pode ser o momento ideal para conhecer novos destinos e, quem sabe, as festividades regionais.

Calendário 2016 com feriados tem atrações regionais.

462º aniversário de São Paulo será comemorado em 25 de janeiro. Foto: Tupungato, Shutterstock

Datas no calendário 2016 com feriados regionais

25 de janeiro: Aniversário de São Paulo

A capital paulista geralmente celebra seu aniversário em grande estilo, com grandes shows nacionais abertos ao público. A data, que sempre é recebida com feriado na cidade, este ano cai em uma segunda-feira. Se você mora na Terra da Garoa, essa pode ser uma oportunidade de fazer um feriado prolongado e viajar.

1 de março: Aniversário do Rio de Janeiro

Qualquer evento na Cidade Maravilhosa traz junto a imponência que é peculiar ao seu estilo. Mas este ano, em que completa 450 anos e, ao mesmo tempo, é a cidade-sede dos Jogos Olímpicos, a programação é festiva em todos os meses do ano. Em site especial, é possível conferir o calendário completo.

Ainda que conte com muitos eventos paralelos, a ideia da prefeitura é realizar shows com músicos de renome na data exata, que cai em uma terça-feira. As bandas, porém, ainda não foram anunciadas.

2 de julho: Independência da Bahia

É bem verdade não precisa de um feriado específico para festejar. Na Bahia, tem festa o ano todo. Embora o dia 2 de julho seja uma data marcante em função de seu aniversário, há outras festas interessantes, não necessariamente no Carnaval nem na alta temporada.

É o caso da Procissão de Ramos, que geralmente ocorre em março, partindo do Centro Histórico de Salvador. O Sábado de Aleluia também é um espetáculo à parte – este ano cai em 26 de março – com a tradicional Queima de Judas. Já em setembro comemora-se outra festa importante, em homenagem a São Cosme e Damião.

Outubro: Círio de Nazaré no Pará

Não se trata exatamente de um feriado, mas, para o povo do Norte, as romarias que compõem o Círio de Nazaré são o auge das demonstrações de fé. Inclusive, são consideradas por muitos até mais importantes que o Natal.

No segundo domingo de outubro, uma procissão parte da Catedral de Belém (PA) até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré fica exposta por 15 dias aos fiéis. São romeiros do Brasil inteiro que participam por diversos meios, inclusive fluvial. No percurso da caminhada, os fiéis enfeitam as fachadas das casas em homenagem à santa.

Você vai se interessar por:

Organize suas finanças

Para curtir os feriados e se manter durante todo o ano com as finanças em dia, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

E você, como vai aproveitar o calendário 2016 com feriados regionais? Comente!

Como ter uma boa qualidade de vida
quanto custa fazer um aplicativo
Um dos destinos para viajar com bebê no Brasil
Casal em lua de mel barata no Brasil
Assistindo sinal analógico
Modelo de mini geladeira portátil