Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Calculando o décimo terceiro para viajar no final de ano? Veja dicas

A- A+

Pessoas que gostam de viajar já estão calculando o décimo terceiro salário. Afinal, as férias estão batendo à porta. Mas você sabe o quanto irá receber e como distribuir esse dinheiro entre as despesas de viagem?

Confira as dicas que o Vivo Seu Dinheiro preparou para você aproveitar da melhor forma esse rendimento, realizando seu passeio dos sonhos sem prejudicar o bolso.

Homem calculando o décimo terceiro salário para viajar

Plano de viagem deve considerar as despesas envolvidas para não prejudicar o bolso. Foto: Shutterstock

Calculando o décimo terceiro para viajar

Por onde começar

Mesmo que o décimo terceiro salário ainda esteja por vir, é necessário começar um planejamento antes, certo? Ao menos a compra de passagens e as reservas de hospedagem devem ser realizadas com antecedência. É preciso também definir quanto você quer (ou pode gastar), lembrando que a duração do passeio influencia no valor.

Verifique sua situação

Via de regra, para saber o que irá receber de décimo terceiro salário, basta dividir o seu salário mensal por 12 e, depois, multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados. Caso você esteja na empresa há menos de um ano, pode haver uma sensível diferença no valor.

Também é interessante lembrar que o décimo terceiro salário tem descontos relacionados a impostos. Geralmente, isso ocorre na segunda parcela. O percentual recolhido ao INSS varia de 8% a 11%, enquanto a taxa do Imposto de Renda vai de 7,5% até 27,5%. Assim, é natural que perceba uma grande diferença na segunda metade do pagamento.

Defina limites de valor

Para não se perder nas contas – ainda que possua recursos de outras origens – é importante definir quanto poderá gastar na viagem. Fica mais fácil respeitar esse limite se você dividir o orçamento pelo número de dias que estará curtindo as férias. Você pode estipular, por exemplo, valor máximo para almoço e jantar. O restante pode ser dividido entre passeios e transporte.

Prepare seu roteiro

A partir de uma visão geral de seu orçamento, fica muito mais fácil definir um roteiro. Sabendo quanto poderá gastar, você decidirá quais atrações poderá visitar, quantas, em que tipo de restaurante poderá fazer as refeições e se usará táxi, ônibus ou metrô, por exemplo.

Direcione uma parte para a preparação

É importante lembrar que os custos de uma viagem vão além dos dias em que você estará, de fato, aproveitando as férias. Há precauções para preparar seu lazer, como visto (no caso de algumas viagens internacionais), manutenção de carro (se a aventura for sobre rodas), vacinas e até mesmo a compra de roupas e acessórios necessários.

Invista

Se a viagem deste ano já está com todos os pagamentos encaminhados – ou boa parte deles – uma dica útil é direcionar parte do seu dinheiro para alguma aplicação, a fim de gerar rendimento para a viagem do próximo ano. Quem sabe assim você possa ir mais longe, aproveitando um destino que sonha em conhecer?

Você vai se interessar por:

Seus gastos de viagem

Para viajar com tranquilidade, é importante contar com um cartão de crédito para pagar por seus gastos durante o passeio. E nada melhor que escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências, oferecendo benefícios.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você? Também já está calculando o décimo terceiro? Comente!

Casal melhora as finanças pessoais
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet