Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Calculadora financeira é aliada na rotina de diversos profissionais

A- A+

Para quem lida com números e fórmulas diariamente, a calculadora financeira é como uma melhor amiga. Afinal, calcular quantias altas, vírgulas, porcentagens, fórmulas e variáveis com precisão exige tempo e cuidado. Qualquer erro faz toda a diferença e, por isso, vale a pena contar com um aparelho de qualidade e de fácil utilização.

O uso de uma calculadora financeira é mais comum no setor bancário e de investimentos, nos quais os juros, os descontos, tributos e participações são calculados repetidamente para verificar margens de lucros, vantagens e desvantagens em cada movimentação. Mas os setores imobiliário e de contabilidade também se beneficiam do aparelho.

Modelo de calculadora financeira

Funções e métodos do aparelho dão mais precisão aos cálculos financeiros. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher sua calculadora financeira

No mercado das calculadoras financeiras, a HP é uma das marcas mais famosas e populares. Não apenas por estar entre as mais antigas – foi a primeira empresa a lançar uma máquina do tipo – mas também pela facilidade de uso e a introdução de novos conceitos na forma de documentar movimentações financeiras.

Modelo de calculadora financeiraA HP 12C é a calculadora financeira mais atual da marca. Indicada para o uso de profissionais de contabilidade, do setor bancário, analistas de investimentos, setor imobiliário e estudantes de administração, ela também ajuda na elaboração de planejamentos financeiros por profissionais certificados na área.

Conta com diversas funções financeiras já programadas, como Taxa de Valor Médio, NPV ou Valor Presente Líquido, fluxos de caixa IRR – Taxa Interna de Retorno, amortização e depreciação. Incorporadas a essas básicas, estão mais de 120 outras funções que podem ser aplicadas nos cálculos feitos pela HP 12C.

Seu sistema tem lógica de entrada RPN, a Notação Polonesa Reversa, forma incomum e prática de cálculo. Com gabinete feito em plástico e tela de LCD, já vem acompanhada de bateria e conta com a possibilidade de desativar a proteção de memória. Pesa apenas 116g e tem monitor de 1 linha x 10 caracteres.

Modelo de calculadora financeiraNo mesmo meio, a Procalc oferece a sua FN1200C, com modos de funcionamento versáteis e prometendo um custo-benefício mais vantajoso.

Nessa calculadora financeira, é possível que o usuário escolha a lógica de entrada que deseja utilizar, variando entre RPN, Algébrica e Programação, que tem capacidade de memória 400 passos.

A empresa indica que a sua máquina é ideal para o uso de estudantes e profissionais da área da administração, do setor financeiro e de gestão empresarial. Tem o mesmo visor de 1 linha x 10 caracteres da HP e um sistema de economia de bateria que realiza o desligamento automático do aparelho após 10 minutos sem uso.

Entre as diversas funções estatísticas matemáticas programadas estão Análise Estatística Cumulativa, Desvio Padrão, Média e Média Ponderada, Regressão Linear, Projeção, Correlação e Coeficiente. Além dessas, NPV, Depreciação e IRR, com memória para até 20 fluxos de caixa, Aritmética de Data, TVM, Amortização e Preço e Rendimento no vencimento de título da dívida.

Pense nas fórmulas

Apesar de a maior parte das calculadoras financeira ter espaço para o armazenamento de novas fórmulas, as que já estão programadas no aparelho dizem muito sobre o quanto ele é indicado para cada setor. Por isso, ao comprar a sua máquina, dê atenção ao que cada modelo oferece e veja qual se enquadra mais no tipo de necessidades do seu serviço.

Se você trabalha com dois tipos de setores, como, por exemplo, o de gestão e o de investimentos, pensar em uma opção mais versátil e que permita métodos de entrada diferentes pode ser mais interessante.

No entanto, se existe o foco em uma área e a exigência de alto desempenho, é possível que escolher a melhor no seu campo de atuação seja um investimento válido.

Você vai se interessar por:

Calculadora financeira é no Vivo Compras

Antes de comprar a sua calculadora, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para calculadoras

Gostou das dicas para comprar calculadora? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico