Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Caixa oferece contrato de cartão de crédito em versão resumida

A- A+

O contrato de cartão de crédito costuma ser detalhado, extenso e com diversas cláusulas. Justamente por isso e por conter informações extremamente técnicas, pode ficar até complicado de ser totalmente compreendido pelo usuário. Para facilitar esse processo, a Caixa criou uma versão reduzida do documento.

Novo contrato de cartão de crédito da Caixa

Também chamado de “contrato transparente”, o novo modelo concentra em apenas duas páginas (frente e verso) as informações mais importantes das 15 páginas do documento original. Ele traz também as regras do Programa Pontos Caixa. É uma versão resumida do contrato de prestação de serviços.

A ideia é facilitar. O contrato de cartão de crédito em versão resumida apresenta ao usuário, de forma mais explícita, os direitos e deveres do consumidor, os benefícios e também as tarifas do produto. A linguagem oferecida é mais acessível.

Homem observa contrato de cartão de crédito

Conteúdo do contrato deve facilitar compreensão dos direitos e deveres do usuário. Foto: iStock, Getty Images

Mas a proposta não é substituir o o documento tradicional. Conforme o diretor executivo de Cartões e Meios de Pagamento Eletrônico da Caixa, Mario Ferreira Neto, o contrato transparente vem para facilitar a leitura e o entendimento do contrato.

“É como se fosse um guia, um resumo, porém muito mais completo. A nossa intenção é que a relação com o cliente seja a mais transparente possível do ponto de vista da Caixa enquanto fornecedora de serviços”, aponta.

O contrato resumido permite ainda que o consumidor tenha acesso à versão integral do Contrato de Prestação de Serviço por meio da leitura de QR Code, localizado no verso do documento resumido. O QR Code dá acesso também à tabela completa com as tarifas cobradas pelo banco e ao contrato do Programa Pontos Caixa.

Dicas importantes sobre o cartão de crédito

Se você é cliente Caixa ou de qualquer outro banco, para usar seu cartão de crédito com mais sabedoria, é importante conhecer alguns direitos e deveres, tanto de usuário quanto da administradora. Veja boas dicas do Banco Central:

Tarifas

Todas as operadoras podem cobrar tarifas referentes à anuidade, segunda via do cartão, saque, uso para pagamento de contas e pedido de avaliação emergencial de limite de crédito.

Fatura

O boleto de pagamento tem algumas informações que devem constar obrigatoriamente, como limite de crédito total e limites individuais para todas as operações que necessitem contratação. A descrição dos gastos, inclusive os parcelados, também deve aparecer.

Quando houver contratação de operações de crédito, elas devem aparecer juntamente com os valores. Encargos do mês corrente, do mês seguinte (para os que optarem pelo pagamento mínimo) e o Custo Efetivo Total completam a lista de obrigações.

Mínimo

De acordo com o Banco Central, o pagamento mínimo não pode ser inferior a 20% do total da fatura. Embora cada operadora tenha autonomia para definir o que fazer em caso de pagamento inferior ao valor total, é comum que haja a contratação automática de linhas de crédito no valor correspondente ao saldo não liquidado.

Envio

De acordo com a regulamentação, as operadoras não podem enviar cartão de crédito sem a solicitação do usuário. Se isso ocorrer, o Banco Central indica que ele não seja utilizado. Nesse caso, o cliente deve entrar em contato com a instituição responsável pelo envio e solicitar seu cancelamento.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, entende bem o seu contrato de cartão de crédito? Deixe um comentário!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito