Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Caixa lança aplicativo para consultar extrato do FGTS

A- A+

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um dos direitos trabalhistas mais importantes, protegendo o colaborador demitido sem justa causa. Embora todo trabalhador deva conhecer o benefício, nem todos acompanham o saldo disponível. Com um aplicativo lançado pela Caixa, ficou mais fácil consultar extrato do FGTS pelo seu celular.

Usuário vai consultar extrato do fgts

Por meio do aplicativo, é possível descobrir o saldo atual na sua conta do FGTS. Foto: iStock, Getty Images

As funcionalidades do aplicativo do FGTS

O aplicativo, intitulado FGTS, é uma forma de comemoração aos 50 anos da instituição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ele está disponível em aparelhos com os sistemas Android, iOS e Windows Phone.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o app é uma forma de atender aos anseios e sanar as dúvidas dos trabalhadores que entraram há pouco tempo no mercado de trabalho e costumam acessar com mais frequência suas informações trabalhistas.

A principal função do aplicativo é consultar o extrato do FGTS. Por isso, o saldo atual da conta do funcionário é exibido logo na tela de abertura do software e também na página básica. Ao fim de cada consulta, são informados novamente o saldo e as informações da empresa em que o trabalhador esteve empregado mais recentemente.

Mas essa não é a única atividade que pode ser realizada no app. O usuário pode também atualizar as suas informações de endereço, para que o cadastro com a Caixa esteja em dia e quaisquer correspondências sejam enviadas sem desvios. Além disso, através do sistema de geolocalização, ele também mostra quais são os postos de atendimento da Caixa mais próximos de você.

App permite consultar extrato do FGTS

Como consultar extrato do FGTS no app

Para utilizar o aplicativo da Caixa, que permite consultar extrato do FGTS e o acesso a outras informações semelhantes, é preciso que o cliente realize um breve cadastro, identificando quem ele é e quais são os seus dados de inscrição com o banco e com o empregador. Somente diante dessas informações é que a consulta pode ser iniciada.

Segundo informado pela Caixa Econômica Federal quando do anúncio oficial do lançamento do app, é preciso que o trabalhador tenha em mãos dados como o número do NIS, o Número de Inscrição Social, que pode ser encontrado em documentos como outros extratos do FGTS, na Carteira de Trabalho, no cartão do PIS, Cartão Cidadão ou diretamente com o empregador.

Em posse desses dados e após baixar o app na loja de aplicativos, o usuário deve inserir o número do NIS e completar o cadastro com o número do CPF, filiação, data de nascimento e o município em que nasceu. A partir daí é possível ter acesso a todas as informações disponibilizadas pela Caixa nesse novo lançamento digital.

Veja no vídeo abaixo, divulgado pela Caixa, como consultar extrato do FGTS pelo celular, de forma fácil e prática:

Saiba mais sobre o FGTS

O FGTS é depositado em um conta que é vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam nas contas, que estão em nome dos empregados, um valor referente a 8% do salário de cada funcionário.

Quando a pessoa é demitida ou comprova a necessidade, se enquadrando em um dos casos especiais previstos em lei, ela pode sacar a quantia referente aos depósitos realizados durante o período em que ela trabalhou.

O trabalhador pode sacar o valor referente ao FGTS após uma demissão ou em situações especiais, como a aquisição da casa própria, usando o valor como forma de garantia, e também na aposentadoria. A remuneração das contas é de 3% ao ano, mais TR, a Taxa Referencial, que fica sempre abaixo da inflação.

Você vai se interessar por:

Conta bancária sem complicação

Se você quer pagar as contas de uma forma prática e dentro do seu limite financeiro, o Vivo Zuum é uma excelente opção. Trata-se de uma conta corrente inteiramente gerenciável por celular, que permite o pagamento de boletos, transferências e recargas de celular. Se preferir adquirir o Cartão Vivo Zuum, você ainda pode fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou da novidade para consultar extrato do FGTS no celular? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria