Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cadastro de Pessoa Física: não há idade mínima para fazer

A- A+

Regras antigas, mesmo após modificadas, costumam permanecer como hábito para uma parcela da população. O entendimento de que é preciso completar 18 anos para fazer a inscrição no Cadastro de Pessoa Física se encaixa como exemplo. Mas não se engane: não há idade mínima para solicitar seu CPF. Até mesmo crianças ou recém-nascidos podem fazê-lo.

O CPF corresponde a um banco de dados, gerenciado pela Receita Federal, que armazena as informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição e também dos que se inscreveram voluntariamente. É o principal documento do cidadão brasileiro.

Jovem solicita seu Cadastro de Pessoa Física

Maiores de 16 anos podem solicitar o documento na página da Receita Federal. Foto: iStock, Getty Images

Onde fazer o Cadastro de Pessoa Física

Basicamente, são duas as opções para solicitar o Cadastro de Pessoa Física: de forma presencial ou online. Saiba mais sobre cada uma delas:

Presencialmente

O cadastro no CPF pode ser realizado no Banco do Brasil, Caixa ou nos Correios, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 5,70. Mas há também uma série de entidades públicas conveniadas, espalhadas pelo país, nas quais se pode solicitar o documento. A lista completa está disponível no site da Receita Federal.

Pela internet

Maiores de 16 anos também podem solicitar o seu cadastro pela internet. A idade mínima se dá em função do título de eleitor, uma vez que é exigido pelo sistema. Para fazer, basta entrar no site da Receita Federal abrir a aba CPF e, em seguida, clicar no item Inscrição.

Como próximo passo, é necessário escolher o item Inscrições para residentes no Brasil ou no exterior. Você irá preencher os dados solicitados pelo sistema, que irá emitir um comprovante. É fundamental guardá-lo. O procedimento é tudo gratuito.

CPF agora é eletrônico

Não é mais preciso se preocupar com o envio do documento pelo correio. Desde 2010, a Receita Federal extinguiu o modelo em plástico (aquele semelhante a um cartão de crédito). Atualmente, o sistema emite apenas um comprovante, que pode ser impresso e guardado como um lembrete do número.

O CPF é um registro feito uma única vez. Mesmo em caso de perda do número, ele será sempre o mesmo. Caso haja qualquer inconsistência nos dados enviados pelo cidadão, o sistema orientará para comparecer em uma unidade conveniada e checar as informações.

Também há a possibilidade de incluir o CPF em outros documentos, como os novos RGs e a Carteira Nacional de Habilitação, não necessitando mais de um documento avulso.

Quem precisa fazer o Cadastro de Pessoa Física

Pessoas que precisam declarar Imposto de Renda (IR), maiores de 16 anos que constem como dependentes no IR e cidadãos que desejam abrir conta bancária devem ter sua inscrição devidamente realizada no Cadastro de Pessoa Física.

Para fazer o Cartão SUS – identificação exigida para agendamento e realização de consultas pelo Sistema Único de Saúde – também é obrigatório apresentar o CPF, inclusive para crianças.

Você vai se interessar por:

Monitore e proteja seu CPF

Essencial para qualquer brasileiro, o CPF merece todos os cuidados. Para monitorar e proteger seu principal documento, você pode contar com o Vivo Alerta CPF.

Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Aprendeu como solicitar o seu Cadastro de Pessoa Física? Compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças