Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cadastramento biométrico Manaus: saiba como agendar o seu

A- A+

As eleições municipais de 2016 contarão com um novo modelo de título de eleitor, muito mais moderno e com maior segurança nas informações. Para isso, é preciso comparecer a um cartório eleitoral a tempo de refazer o documento. O cadastramento biométrico Manaus, por exemplo, tem prazo final em fevereiro de 2016.

Pessoas fazendo o cadastramento biométrico Manaus.

Agendamento do eleitor pode ser realizado até fevereiro na capital amazonense. Foto: Antônio Cruz, ABr

Cadastramento biométrico Manaus: agendamento

O agendamento para o novo título eleitoral pode ser realizado por meio do site do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas). É importante ter o número do documento em mãos, mas também é possível tentar agendar usando o nome e outros dados pessoais.

A marcação virtual de horários começa sempre às quintas-feiras, para o período de segunda à sexta-feira da semana seguinte. Conforme informações do TRE-AM, o agendamento permanecerá aberto no site até o preenchimento total das vagas disponíveis. Todo o processo de cadastramento biométrico em Manaus deve estar concluído até 26 de fevereiro de 2016.

Confira os locais de atendimento na capital amazonense:

  • Centro de Convivência do Idoso
  • Central de Atendimento ao Eleitor
  • Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social
  • Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) – Shopping Via Norte
  • Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) – Shopping Cidade Leste
  • Clube do Trabalhador (SESI)
  • Arena da Amazônia

Uma novidade no cadastramento biométrico Manaus é o aviso enviado por SMS ao eleitor um dia antes do seu comparecimento. A estratégia foi pensada como resposta ao alto índice de faltas de eleitores agendados, que alcançava até 40% ao mês.

Entenda o cadastramento biométrico

Uma parcela da população já havia feito o cadastramento biométrico nas eleições de 2014. Entretanto, em 2016, a utilização do novo documento será obrigatória para os 143 milhões de eleitores brasileiros.

O novo formato de título de eleitor prevê maior segurança e transparência ao processo eleitoral. Sua confecção é rápida: basta fazer a coleta das impressões digitais (em um sistema eletrônico), a assinatura eletrônica, uma foto e a revisão dos dados cadastrais.

Quem não comparecer para refazer seu documento, terá seu título de eleitor cancelado. Isso não impede apenas a participação nas eleições. Nesse caso, o cidadão também fica impedido de assumir cargo público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em instituição de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimento de crédito do governo, participar de concorrência ou praticar qualquer ato que exija quitação de serviço militar ou imposto de renda.

O procedimento é praticamente o mesmo em todos os cartórios eleitorais do Brasil. É preciso comparecer no dia agendado munido de RG original, carteira de trabalho, comprovante de endereço e quitação do serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos).

Se você perdeu algum prazo, no site do Tribunal Superior Eleitoral há uma lista com os telefones do Disque-Eleitor. Ali você pode verificar o contato do posto mais próximo e tirar suas dúvidas.

O que muda na eleição

O novo sistema de votação também promete dar mais agilidade às filas. Com esse formato, o eleitor deverá comparecer normalmente à sua sessão, portando o novo título de eleitor e identificando-se aos voluntários. A assinatura no caderno do votação também continuará sendo realizada.

Porém, a liberação da urna eletrônica para votação – que antes ocorria por meio de uma digitação manual do mesário – agora se dará através da leitura das impressões digitais. Em outras palavras, você apenas pressionará seu dedo em um leitor ótico e a cabine será liberada.

Você vai se interessar por:

Cuide do seu principal documento

Quer cuidar melhor do seu principal documento? Então, você precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Esse artigo sobre cadastramento biométrico Manaus foi útil para você? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças