Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cabo USB tipo C dura 27 anos mesmo com uso diário

A- A+

O cabo USB tipo C promete trazer inovação para a conectividade de smartphones, notebooks e tablets. Já disponível no Brasil, tem a expectativa de se tornar em breve o mais comum do mercado, garantindo mais velocidade para transferências e carregamentos dos dispositivos, além de uma longevidade recorde, mesmo se usado diariamente.

De momento, no entanto, há algumas incertezas, pois o novo padrão ainda passa por uma fase de transição, o que faz com seus pontos negativos se destaquem entre usuários. Até que a tecnologia esteja totalmente estabelecida, vale saber mais sobre as suas vantagens e desvantagens antes de aderir.

Novo cabo USB tipo C

Novo cabo USB permite que smartphones cheguem à carga máxima mais rápido. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens do cabo USB tipo C

Quem nunca teve dificuldade com algum dispositivo USB, virando-o de um lado e de outro até conseguir o encaixe certeiro? Essa é uma das principais diferenças do cabo USB tipo C, que promete eliminar totalmente esse tipo de incômodo.

Apresentado em 2015 pela USB 3.0 Promoter Group, grupo responsável pelos padrões USB, o novo conector tem as mesmas medidas nas laterais (2,6 x 8,4 mm). Ou seja, ele encaixa de qualquer lado. Além disso, também é simétrico, com as duas pontas dos fios exatamente iguais, e entra em qualquer direção.

Outra vantagem é o carregamento mais rápido, que possibilita que os smartphones cheguem à carga máxima em menos tempo. Os aparelhos podem ser carregados com até 3 amperes e 5 volts.

Apesar do tamanho menor, o cabo USB tipo C conta com 18 pinos, proporcionando maior velocidade não só para a transferência de dados, mas também para a alimentação de dispositivos mais exigentes, como HDs externos.

O novo padrão USB foi produzido para garantir alta durabilidade, podendo suportar até 10 mil conexões. Para quem carrega o smartphone uma vez por dia, por exemplo, poderá usar o mesmo cabo durante 10 mil dias. Isso corresponde a 27 anos, 4 meses e 18 dias.

Desvantagens do cabo USB tipo C

Como está em fase de implementação, o cabo USB tipo C ainda tem alguns pontos negativos. O principal deles é devido ao design diferente, que permite que ele seja conectado de qualquer lado. Com isso, ele se torna incompatível com as portas USB disponíveis nos dispositivos atuais.

Então, para usar o novo cabo, você também precisa de um dispositivo com a mesma tecnologia, o que ainda é difícil de encontrar, pois os padrões antigos serão substituídos aos poucos. Outra saída é utilizar um adaptador para o cabo USB tipo C, mas os valores são elevados.

O mesmo acontece com os acessórios já utilizados em notebooks, smartphones e tablets, que são incompatíveis com o novo padrão. O jeito é, aos poucos, substituir os dispositivos com a nova tecnologia, ou torcer para o preço dos adaptadores ficar mais acessível conforme o novo padrão se torna mais comum.  

Você vai se interessar por:

Encontre o que precisa no Vivo Compras

Antes de comprar cabos USB e outros produtos, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

O que acha do cabo USB tipo C? Deixe seu comentário!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple