Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Botijão ou gás encanado: entenda o que é mais econômico

A- A+

Hoje em dia há muitas opções para tudo que se faz, até mesmo para escolher a forma e o tipo de gás que chega na sua cozinha. Se você está em dúvida entre ter um botijão ou gás natural (aquele que vem da rua por meio do encanamento), é melhor entender como funciona cada um deles e quanto custa.

Prós e contras do botijão

A maior vantagem de utilizar o gás que é vendido no caminhão é que ele ainda é a alternativa mais barata, principalmente se você já tem o botijão. Funciona a da mesma forma que galão de água mineral: você paga o vasilhame uma só vez, e todas as vezes que vendedor faz a troca, ele traz o material em um novo vasilhame e leva o vazio para o estoque.

botijao

Botijão de gás é uma forma de economia para sua casa. Foto: iStock, by Getty Images

Gás de botijão traz maior impacto

Uma característica do gás liquefeito de petróleo (GLP), que é nome técnico do gás de cozinha que vem no botijão, é que ele é mais pesado que o ar e, por conta disso, não se dissipa com facilidade em caso de vazamentos. Como é derivado de petróleo, os danos causados ao ambiente são maiores.

Uma forma de reduzi-los é verificar, na hora da compra, se o produto possui algum selo de eficiência, que ateste o menor impacto.

Características do gás natural

O gás natural, que chega à sua casa pelo trabalho de uma empresa que tem a concessão do governo para fazer a distribuição, é um produto que causa menor impacto à natureza, em função de ser produzido a partir de recursos naturais.

Ele é mais leve que o ar e, por isso, se dissipa facilmente em caso de vazamentos, ao contrário do botijão. Outra vantagem é que ele nunca falta, por ter distribuição permanente, e a chama do fogão nunca oscila. Por outro lado, há maior gasto financeiro.

Seu pagamento é mensal, mediante consumo, semelhante a uma conta de luz ou de água. Outra questão que encarece seu uso é o valor da conversão de alguns modelos de fogão para receber o encanamento.

Conforme a Comgas, empresa que faz a distribuição para 9 milhões de residências em 75 municípios de São Paulo, quando os fogões precisam de conversão, a própria distribuidora é habilitada a fazer o serviço. Entretanto, quando o produto ainda está na garantia, é obrigatório acionar a assistência técnica.

Já no caso dos modelos de embutir, a Comgas alerta que o gabinete precisa de uma abertura lateral para dar acesso ao registro de segurança e ventilação para a tomada de ar durante a utilização do forno.

Os demais modelos devem estar desembalados, com os pés colocados e posicionados próximo ao local de instalação. Atualmente, o mercado oferece poucos modelos que trazem os dois sistemas. Geralmente, o consumidor precisa optar pela entrada para botijão ou para gás natural na hora da compra.

Assistência para emergências

Para evitar dores de cabeça nos cuidados com a casa, nada melhor que a prevenção. O serviço Vivo Multiassistência disponibiliza profissionais como eletricista e vidraceiro, sem contar os serviços como conserto de eletrodomésticos para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para ambos.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro