Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bons empregos em 2016: o que o mercado de trabalho reserva

A- A+

O ano de 2016 será de desafios para a economia brasileira. Especialistas preveem inflação, novos cortes nos programas sociais do governo federal, pouca possibilidade de aumento salarial e mais desemprego. Diante deste cenário, o que são bons empregos? Que vagas estão imunes à crise?

Bons empregos estão em extinção?

Dados do IBGE mostram que o desemprego aumentou de 4,3% em dezembro de 2014 para 7,5% em novembro de 2015. No mesmo período, a inflação subiu. A consequência foi a diminuição do consumo por parte da população.

Com isso, caíram os níveis de produção da indústria, comércio e serviços. Resultados imediatos: férias coletivas nas empresas em todo o território nacional e demissões em praticamente todos os setores.

Semana 40Comprar Bem Compra Certa Marcela e Carlos Vivo Compras Pagamento seguro Boleto bancário pela internet é um pagamento seguro? Mostrar as vantagens e os cuidados dessa forma de pagamento.

Crise pode ser uma oportunidade para investir em qualificação profissional. Foto: Shutterstock

Em artigo publicado no blog Giro Sustentável, da Gazeta do Povo, o professor Josué Alexandre Sander, coordenador adjunto do curso de Administração do UniBrasil Centro Universitário, aponta que tudo leva a crer que os bons empregos no país diminuíram. Porém, convida primeiro a refletir sobre o que é um bom emprego.

Você já deve ter ouvido dos mais experientes que emprego bom é com carteira assinada e salário alto. Para Sander, são os bons empregos que geram o crescimento econômico da sociedade e não o contrário.

Em outras palavras, significa que, se você tiver um trabalho onde haja remuneração justa e espaço para desenvolver suas potencialidades, você produzirá benefícios para a sociedade. É a lógica da economia sustentável.

Para gerar oferta de vagas, o professor sugere seguir os dez princípios do Pacto Global. Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o tratado tem como meta fomentar que as empresas adotem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade.

A descrição da ONU sobre empregos dignos fala em “promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos”.

Crise é oportunidade para bons empregos

É de conhecimento comum que crise também é uma oportunidade. Aproveite essa fase para avaliar o seu emprego ou empreendimento, caso tenha um negócio. Proponha essa transformação na sua vida e no seu trabalho.

Como lembra o professor Sander, em tempos de instabilidade econômica, a geração de bons empregos se torna ainda mais urgente, pois são eles que irão assegurar o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

O que bons empregos devem ter:

  • Remuneração justa
  • Propiciar espaço para a pessoa realizar suas potencialidades e utilizar suas competências
  • Produzir benefícios para a sociedade (trabalhando em uma organização ou sendo empreendedor).

Você vai se interessar por:

Há vagas

Não pare de estudar. Incremente seu currículo em busca das suas competências. A crise um dia vai passar. Seja onde você estiver, não fique acomodado. Saia da sua zona de conforto. A sua evolução e satisfação impacta no mundo ao redor. É como uma corrente do bem.

Listamos a seguir as áreas onde há boas expectativas de vagas em 2016. Vá em frente e encontre bons empregos em seu caminho. Conforme levantamento do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), as vagas são:

  • Técnico em monitoramento e suporte de computadores
  • Técnico em desenvolvimento de sistemas
  • Mecânicos de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração
  • Técnicos em produção, conservação e qualidade de alimentos
  • Técnico do vestuário
  • Técnico em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos
  • Mecânico de manutenção aeronáutica
  • Instalador e mantenedor de sistemas eletrônicos e de segurança
  • Técnicos em fotônica
  • Técnicos em biologia.

E você? O que espera do mercado de trabalho em 2016? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria