Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bom planejamento financeiro pessoal permite viajar uma vez ao ano

A- A+

Organizar as contas pode não ser tarefa fácil, especialmente se não há um orçamento fixo mensal. Nesses momentos, realizar um planejamento financeiro pessoal é fundamental para não entrar no vermelho. Além disso, quando bem administrado, ele permite que você desfrute de momentos de lazer com mais tranquilidade.

Saiba como aplicar a educação financeira no seu cotidiano, de forma que ela permita a você viajar pelo menos uma vez ao ano. Parece atrativo, não?

seudinheiro-Planejamento-financeiro-pessoal

Controle adequado dos gastos é essencial para realizar sonhos. Foto: iStock, Getty Images

Como executar o planejamento financeiro pessoal

A palavra-chave para ter um bom planejamento financeiro é: organização. Segundo a educadora financeira Lorena Milaneze, por meio dela, é possível descobrir os números do orçamento, ver para onde vai o dinheiro, e, assim, definir o seu padrão de vida para combater o desperdício e separar o essencial do supérfluo.

“Depois desse primeiro passo, é chegada a hora de definir seus sonhos, para eles sejam o centro do seu planejamento financeiro pessoal”, explica Lorena. Dado esse start, estabeleça as suas prioridades: seja o filho que está por chegar, o orçamento que está apertado e precisa ser revisto e mais o seu desejo de viajar.

Por exemplo, se o seu filho e a viagem são prioridades, você precisa trabalhar seu orçamento, através das informações levantadas, para que nenhum gasto supérfluo atrapalhe. De acordo com Lorena, o consumidor tem em média 20% de desperdício no seu orçamento e, por isso, acaba sendo totalmente possível equilibrar dois sonhos. Basta se planejar.

Viagem e planejamento financeiro

Planejar uma viagem, além de fazer com que você aproveite melhor o local escolhido, também é garantia de economia. Segundo a editora do blog Vambora!, Guta Cunha, é importante organizar o passeio desde a hora de sonhar com o destino, passando pela escolha do roteiro, até a hora de  fechar todos os detalhes como passagem, hotel e alimentação.

“Hoje em dia, existem alguns sites e aplicativos de viagem que facilitam a vida do viajante. Eles pesquisam diferentes companhias para o mesmo período de viagem. Com isso, é possível ver se, ao mudar algum dia, você consegue os melhores preços”, aconselha Guta. Além disso, ela sugere pesquisar passagens em diferentes dias da semana e horários.

Por sua vez, quando o assunto é a compra de passagens, Lorena Milaneze lembra que escolher uma região que esteja na baixa temporada torna a viagem automaticamente mais barata, devido à menor procura por parte dos visitantes. É importante também ficar atento aos serviços de cartão de crédito, pois alguns deles oferecem prêmios que podem ser trocados por milhas aéreas.

Sobre hospedagem, a dica da blogueira Guta Cunha é consultar sites de resenhas sobre viagens, pois, assim, você consegue ver a opinião de quem já ficou hospedado, e pode ver fotos reais (e não produzidas) do local.

Nessas páginas, também pode descobrir, através dos depoimentos dos hospedes antigos, se a área é mesmo segura e o que se pode encontrar no entorno (restaurantes e transporte público, por exemplo).

Assim, seguindo essas dicas para ter um bom planejamento financeiro pessoal, é possível organizar seu orçamento sem abrir mão dos seus sonhos. Boa sorte nesse desafio!

Dica para economizar

Para realizar seus sonhos, sempre é bom economizar, não é mesmo? Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios. Para acionar o Conta Bônus, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de planejamento financeiro pessoal? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
vale a pena comprar no crediario