Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bom desconto ao seu alcance: confira 5 dicas

A- A+

Pesquisar, pechinchar e pagar mais barato em suas compras é ideal em qualquer cenário. Obter um bom desconto se torna ainda mais importante em tempos de crise econômica, nos quais poupar é a palavra-chave para que sonhos sejam realizados.

Mas conseguir fazer o melhor negócio pelo menor preço não é uma equação tão simples. Confira dicas pra economizar nas suas compras e saiba identificar quando um bom desconto está à sua disposição.

Compras no cartão de crédito podem ser parceladas.

Não tenha vergonha de pechinchar: se a ideia der certo, o seu bolso agradece. Foto: iStock, Getty Images

Como conseguir um bom desconto em 5 dicas

1. Escolha o local

Descubra quais lojas aceitam negociar um bom desconto à vista e invista nelas. Afinal, não adianta perder seu tempo com aquelas que não têm política de descontos.

2. Pechinche

Não tenha vergonha de pedir desconto, mas de pagar mais que o necessário. É possível pagar menos, pode ser difícil, mas não desista de um bom desconto na primeira tentativa.

3. Use as informações a seu favor

Pesquise os preços dos concorrentes e mostre as vantagens que eles oferecem na hora de negociar um bom desconto. Oferecer pagamento à vista deve fazer o preço baixar, ou você pode comprar com o concorrente, por exemplo.

4. Saiba argumentar

Use argumentos de convencimento: além de mostrar que está informado sobre a concorrência, mostre que, ao pagar à vista, está garantindo dinheiro em caixa na hora, por exemplo. Como isso é uma vantagem para a loja, você merece uma também.

5. Tenha paciência

Às vezes, quando você parece desistir, o vendedor é quem oferece uma contraproposta. Também é importante esperar as melhores épocas para comprar, aquelas em que a procura é menor e a chance de conseguir um desconto é mais propícia.

Se for o seu caso, há ainda a possibilidade de adquirir produtos que estão saindo de linha com preços bem menores que os originais.

O que considerar como um bom desconto

Segundo o administrador e educador financeiro Émerson Fabris, deve-se partir do princípio de que, se o seu dinheiro estivesse em uma poupança, iria render entre 0,6 a 0,7%. Por isso, obter 1% à vista já é um bom desconto.

“Ninguém quer dar desconto, mas peça, negocie, insista. Qualquer desconto é válido. Se não lhe derem nenhum desconto, parcele”, ensina.

Quanto a pagamentos em débito ou crédito, mesmo que em uma só parcela, Fabris lembra que essas são modalidades não consideradas à vista, em razão das taxas pagas aos administradores das máquinas de cartões e outros encargos.

Alguns estabelecimentos, no entanto, até consideram o pagamento como se fosse à vista em função da segurança proporcionada. “É melhor que ficar com muito dinheiro em caixa e ser assaltado e, para você, também pode ser interessante preferir os cartões a andar com muito dinheiro na rua, que é sempre um risco”, explica.

Outra dica é ficar atento aos melhores períodos de compras, indo na contramão de momentos de maior consumo para pedir um bom desconto ao vendedor. Se não for um produto com muita saída, as chances também aumentam.

Muitas vezes, em certos horários do dia, períodos do mês ou do ano, os vendedores têm metas a bater e surgem promoções ou descontos relâmpago. É uma oportunidade de ouro para negociar.

Você vai se interessar por:

Desconto online: quais são as vantagens de comprar utilizando cupons

5 curiosidades sobre cupons de desconto que você não conhecia

Veja como funciona o cadastro para desconto em medicamentos

Descontos em cupons

A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, com redução nos preços de produtos de diversas empresas. Para ter acesso ao Vivo Descontos, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS.

Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você sabe como pedir um bom desconto? Deixe um comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica