Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bom comportamento em restaurante rende refeição mais barata

A- A+

Você gostaria de ganhar um desconto no restaurante pelo bom comportamento de seus filhos? Ao menos fora do Brasil, essa atitude está virando moda. Isso mesmo: alguns estabelecimento surpreendem seus clientes com a conta até 10% menor quando as crianças conseguem manter uma convivência agradável com os demais frequentadores.

O desconto por bom comportamento

Essa parece ser uma tendência, embora esteja emplacando devagar. Em 2013, um restaurante norte-americano ganhou fama na internet após um casal divulgar que recebeu um desconto pelo bom comportamento de seus três filhos.

Mais recentemente, em 2015, foi um restaurante canadense que causou surpresa a um casal. Com uma filha de pouco menos de um ano de idade, eles levaram a cadeira infantil de casa e depois ainda organizaram a bagunça da pequena.

Os quase 10% de abatimento na conta foram motivo de muita felicidade, principalmente porque o restaurante era, declaradamente, não preparado para receber crianças. Ou, como se diz em inglês, ‘not-kid-friendly’.

bom comportamento

Estabelecimentos premiam a cordialidade de seus clientes com desconto na conta. Foto: iStock, Getty Images

Bom comportamento de adultos também premiado

No Brasil, os estabelecimentos estão de olho em outro tipo de cliente: o adulto. Em diversas regiões do país, alguns negócios – sobretudo as cafeterias – estão concedendo descontos para clientes gentis.

Nesse caso, a exigência é um pouquinho maior. A boa educação (usando palavras como “por favor” e “obrigada”) já é recompensada. Mas um extra, como um belo sorriso, rende descontos ainda mais interessantes no cafezinho.

No Mato Grosso do Sul e no Paraná algumas cafeterias ficaram bastante conhecidas por isso. Em alguns lugares, há até mesmo uma tabela de descontos – para cada palavra cordial, um novo abatimento no preço. Em alguns casos, o café pode até mesmo sair inteiramente grátis.

Já em outros casos, o “bom dia” dá direito a um percentual de desconto, um “por favor” e um “obrigado” significam mais crédito. Se tudo isso vier acompanhado de um sorriso, o cliente sai lucrando muito.

Em todos esses casos, o maior objetivo não gira em torno da preservação da mobília, da limpeza ou de evitar a poluição sonora. A ideia é formar um ambiente agradável, com a melhor convivência possível, onde predomine o bom humor.

Claro que há os que preferem pagar o valor integral do café, mas a maior parte da clientela desses locais aprecia a iniciativa e embarca na onda da boa educação e da cordialidade. E não é apenas o público que sai ganhando: os empreendedores garantem que as vendas aumentaram.

Na Europa, as experiências interativas que envolvem descontos são muito comuns (e bastante apreciadas). Há poucos anos, uma cafeteria francesa baixou de 7 euros para 1,40 euro o valor da bebida para quem pedisse utilizando o “bom dia” e “por favor”.

Você vai se interessar por:

Descontos ao seu alcance

Se você gosta de descontos, não pode perder a chance de pagar menos por suas compras. Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

O que achou das iniciativas que premiam o bom comportamento? Comente!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
melhores universidades do brasil
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet