Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bolsa de valores: entenda o que são ações ordinárias

A- A+

A ideia de investir no mercado de ações costuma seduzir com a ideia de multiplicar o seu dinheiro de forma rápida. Mas a receita não é tão simples e exige conhecimento. Afinal de contas, não são poucos os termos específicos a considerar. Entre as aplicações, por exemplo, é possível encontrar as ações ordinárias (ON) e as preferenciais (PN).

Ações ordinárias x ações preferenciais

A diferença entre elas é pequenas, mas nem por isso pouco importante. Conforme explica o diretor comercial do portal EuQueroInvestir, Denys Wiese, as ações ordinárias são aquelas que dão direito à voto nas assembleias e permitem que o acionista ajude a decidir sobre a política da empresa.

As preferenciais, por outro lado, não contam com essa opção. Justamente por isso, compensam através do recebimento de dividendos, que costumam ser mais altos. Ou seja, tudo depende do objetivo que você possui ao realizar a aplicação.

Ao compras ações ordinárias você garante o direito de participar das decisões da empresa. Foto: iStock, Getty Images

Ao compras ações ordinárias você garante o direito de participar das decisões da empresa. Foto: iStock, Getty Images

Quando comprar ações ordinárias

Para Wiese, aplicar em ON é interessante para aqueles que desejam ter algum peso nas decisões políticas que a empresa vai tomar. Mas é preciso lembrar que, na maioria das vezes, eles não têm poder de veto, a não ser que sejam acionistas majoritários.

“Caso o investidor seja pequeno, o mais indicado é a compra de ações preferenciais, que provavelmente renderão mais dividendos”, destaca ainda. Por conta de sua liquidez menor que a apresentada por uma PN, a modalidade também é mais indicada para quem deseja rendimento a longo prazo.

O que é o tag along

Um dos atrativo aos investidores que optam pela compra das ações ordinárias é a tag along. Trata-se de um mecanismo de proteção a acionistas minoritários de uma empresa. Ela garante que estes tenham o direito de deixarem uma sociedade de capital aberto, em caso de mudança do controle acionário da companhia.

“Se, por acaso, a empresa venha ser comprada por outra empresa, além de fazer uma oferta para o grupo de controladores, ela terá que oferecer aos acionista ON pelo menos 80% do valor proposto para o grupo controlador”, complementa Felipe Assunção, agente autônomo da Monte Bravo Investimentos. Com isso, a tendência é de valorização superior a apresentada pelas preferenciais.

Tarifas em bônus

Para quem movimenta seu dinheiro com frequência, é comum o pagamento de tarifas bancárias. Uma forma de economizar com essas taxas é convertendo-as bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas sobre o funcionamento das ações ordinárias? Compartilhe!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena