Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bolsa de valores: descubra o que são ações preferenciais

A- A+

Ao negociar na BM&F Bovespa, o investidor pode contar com as ações preferenciais e as ordinárias. Para os iniciantes no mercado financeiro, a diferença pode não parecer clara, mas é simples.

Conforme explica William Strapazzon, sócio-fundador da Sencon, todas as empresas listadas na Bolsa de Valores deixam uma parcela do seu capital disponível para compra. Se todo esse capital estivesse acessível para vendas, uma empresa inteira poderia ser comprada a partir da aquisição de ações. Ou seja, a divisão entre preferenciais nominativas (PN) e ordinárias nominativas (ON) serve como uma maneira de proteger os empresários.

Como funcionam as ações preferenciais

Enquanto possuir ações preferenciais oferece prioridade no recebimento de resultados ou mesmo reembolso de capital, se ocorrer a liquidação da empresa, as ordinárias possuem como característica o direto ao voto nas assembleias da companhia e, por consequência, nos rumos que ela vai seguir.
“No Brasil, para cada ação ordinária, a empresa tem direito a emitir uma ação preferencial. Portanto, mesmo empresas com 50% do capital aberto na Bolsa de Valores, podem ter 25% destas ações preferenciais e 25% ordinárias, minimizando o risco da perda de controle sobre decisões importantes, como o reinvestimento dos lucros”, destaca Strapazzon. No caso da Vale, por exemplo, existem as ações VALE3 (ordinárias) e VALE5 (preferenciais).
Para escolher quais ações melhor se encaixam nos seus objetivos, Vitor Machado, professor da Tino, indica que o primeiro passo é procurar uma corretora de valores e realizar o seu cadastro. É lá que você vai encontrar instruções sobre como prosseguir, que cuidados devem ser tomados e quando é o momento certo de aplicar o seu dinheiro.
 ações-preferenciais

Antes de apostar em ações preferenciais, avalie os riscos envolvidos e se ela se enquadra nos seus objetivos. Foto: iStock, Getty Images

 

Vantagens das ações preferenciais

Para quem possui ações preferenciais, uma das principais vantagens é a possibilidade de contar com lucros maiores, quando comparados aos que são recebidos por acionistas ordinários. De acordo com o que estabelece a Lei das Sociedade Anônimas, essa diferença deve ser de 10%.

Além disso, Machado lembra que as PN costumam oferece liquidez maior. Assim, são indicadas para quem deseja investir seu dinheiro e receber os lucros, mas não se importa em ficar distante do âmbito político que rege a companhia.

Organize suas finanças

Se você quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens com dicas sobre finanças e economia e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas para investir em ações preferenciais? Compartilhe!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena