Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bolsa de valores: veja dicas para investir em 2015

A- A+

O ano de 2015 tem sido de oscilações no mercado financeiro. Para quem deseja investir seu dinheiro, o momento é de atenção. Mas e as aplicações na Bolsa de Valores, como ficam durante esse período? Confira as dicas dos especialistas para não errar.

Bolsa de Valores exige conhecimento

Em um cenário econômico que já é instável, os investimentos na Bolsa de Valores exigem conhecer os riscos envolvidos. Como se trata de um modelo de renda variável, não há como prever com exatidão quais são os rumos que as ações vão tomar, explica o fundador do General Investidor, Bruno Papi. E, no fim de contas, esse é o maior desafio.

Embora não seja possível antecipar os números exatos, ter experiência no mercado ajuda a identificar as variáveis que podem influenciar no aumento ou queda dos preços e, com isso, saber o momento certo de vender ou comprar ações.

Mudanças na taxa básica de juros, a Selic, nos índices de emprego, no consumo e na produção industrial são só alguns dos fatores envolvidos. Mesmo uma campanha publicitária com resultado negativo pode alterar o valor de uma ação. A facilidade que cada empresa possui em reagir também vai ser determinante.

Ou seja, não é uma modalidade indicada para quem inicia no mercado de aplicações, especialmente em um período de oscilações. Além disso, com as taxas de juros em alta, opções de renda fixa como o Tesouro Direto, por exemplo, são mais indicados.

bolsa de valores

Com o mercado em oscilação, investir na Bolsa de Valores exige conhecimento do mercado econômico. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados ao investir na Bolsa de Valores

Para quem deseja aplicar na Bolsa de Valores, a recomendação do diretor da Vérios Investimentos, Felipe Sotto-Maior, é buscar uma carteira diversificada de ações e estar disposto a deixar o dinheiro investido em um período de longo prazo.

Ele alerta que os maiores problemas costumam acontecer quando as aplicações são vistas como um caminho para chegar ao sonho de obter ganhos rápidos e ser rico. Sem entender a dinâmica de mercado, é bem possível que você perca o patrimônio investido.

 Além de diversificar, é importante fazer uma análise da empresa, seus rendimentos no último trimestre e expectativas de mercado. Tudo isso, é claro, de acordo com o seu perfil como investidor, dos objetivos que você desej alcançar e também dos riscos que está disposto a correr.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e movimentar o seu dinheiro com segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: conheça as vantagens as vantagens de ter o seu o aproveite

Gostou das dicas para investir na Bolsa de Valores? Compartilhe!

quando vale a pena comprar título de capitalização
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
oscilações da Bolsa de Valores
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito