Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Boleto pela internet é pagamento seguro, mas não imune a riscos

A- A+

No Brasil, o boleto bancário é uma das formas mais utilizadas para pagar pelas compras no comércio eletrônico. Quem é usuário dessa facilidade sabe bem que são inúmeras as empresas que concedem descontos para os clientes que optam pela modalidade. Mas será que esse realmente é um tipo de pagamento seguro e imune a golpes e fraudes virtuais?

Casal realizando um pagamento seguro

Tenha atenção aos campos principais do boleto para realizar um pagamento seguro. Foto: Shutterstock

Prós e contras do boleto na web

Analisar as vantagens e as desvantagens da operação é o primeiro para responder a essa pergunta. Se você já é usuário, redobre os cuidados com a segurança ao navegar. Se é empresário, saiba como melhorar sua oferta de boletos bancários via web. Para quem nunca experimentou, vale a pena avaliar os prós e os contras antes de decidir.

Vantagens

  • O boleto bancário via internet é considerado como uma das formas mais seguras de pagamento pelo sistema financeiro brasileiro
  • Em no máximo cinco minutos, a operação de compra está pronta
  • A modalidade preserva sua privacidade, pois não exige o fornecimento de muitos dados pessoais
  • As lojas virtuais costumam praticar descontos superiores aos das físicas
  • Também é vantajoso para o comerciante, na medida que o custo do boleto é inferior e ele recebe o valor da compra em dois ou três dias.

Desvantagens

  • Exige deslocamento: você imprime o boleto e paga no banco
  • Usuários que ainda encontram dificuldade para imprimir o boleto podem acabar desistindo da operação
  • Você só recebe o que adquiriu após o pagamento ser efetivado e comprovado pela loja, o que demora alguns dias a mais, na comparação com o cartão de crédito
  • Nem todas as lojas virtuais disponibilizam essa forma de pagamento
  • A segurança, que é um ponto positivo do boleto, não é absoluta: um usuário menos atento pode facilmente cair em golpes, perdendo dinheiro e não recebendo o produto que acreditava ter comprado.

Cuidados para um pagamento seguro no boleto

Quem navega por lojas virtuais e opta pelo boleto bancário não está imune a riscos. Assim como as ferramentas de segurança digital, criminosos também aperfeiçoam seus métodos. Por isso, não é possível afirmar que se trata de um pagamento seguro totalmente.

O risco de ser direcionado a um site falso, imprimir um documento de pagamento que não corresponde à sua compra e direcionar dinheiro a um golpista precisa ser considerado.

Para não cair em fraudes, a Caixa Econômica Federal recomenda muita atenção ao boleto, observando em detalhes seus campos. Verificar a marca do banco, os números impressos na linha digitável, além de possíveis erros de português são dicas básicas.

Sempre que possível, compare o documento gerado na internet com boletos oficiais do banco. E não custa repetir: não navegue por sites desconhecidos e que não ofereçam nenhum tipo de proteção ao usuário.

Você vai se interessar por:

Compre com economia e segurança

Quer fazer compras com economia e ainda realizar um pagamento seguro? O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para realizar um pagamento seguro no boleto? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple