Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Boleto, crédito ou PayPal? Veja formas de pagamento online

A- A+

Para quem tem pouca ou nenhuma experiência em compras na internet, uma das maiores dúvidas é em relação ao pagamento. É seguro pagar com cartão de crédito? Ou será que o melhor é usar boleto?

Dados do Ibope mostram que 55% dos consumidores já utilizaram o boleto bancário para fazer compras na internet. O cartão de crédito aparece, na pesquisa de 2013, como a forma de pagamento mais utilizada. Sendo a preferência de 83% dos consumidores.

É importante entender como funcionam as opções para fazer sua compra com tranquilidade. Atualmente, há diversas alternativas de pagamento que podem ser consideradas seguras. Mas não custa estudar cada uma delas atentamente para decidir qual a melhor para você em cada compra.

Por exemplo, algumas lojas virtuais chegam a oferecer desconto para quem opta pelo boleto bancário. Porém, essa fórmula pode ser menos vantajosa para o comprador em caso de valores mais elevados, já que não é possível parcelamento.

boleto

Pagamento com boleto pode garantir descontos em compras online. Foto: iStock, Getty Images

Entenda a diferença do boleto para as outras opções

Boleto

O boleto bancário é uma opção segura de pagamento nas compras online. Porém, esse sistema não é indicado para quem tem pressa. Por não necessitar o fornecimento de dados bancários por meio da internet, há tranquilidade em relação à segurança. Por outro lado, a confirmação de pagamento (por meio de bancos, lotéricas ou outras formas de pagamento) demora mais para ser registrada no sistema do vendedor.

É bom lembrar que o produto só sai da loja após essa confirmação. Portanto, se preferir o boleto é preciso ter paciência. E dinheiro também. As compras no boleto não são parceladas.

Essa forma de pagamento traz outra vantagem: muitos sites oferecem descontos para quem usa o boleto. A queda no preço fica, em média, entre 10% e 12% do total da compra.

Cartão de crédito

Uma das formas mais tradicionais de pagamento das compras realizadas na internet, o cartão de crédito tem aprovação imediata. Além de permitir parcelamento das compras. Dependendo da quantidade de parcelas oferecidas pelo estabelecimento e escolhidas por você, a mercadoria pode sair pelo preço à vista. Os usuários do crédito podem ainda ter vantagens concedidas pelas instituições emissoras do cartão, como acúmulo de milhas ou pontos para trocar  por produtos e serviços.

O cliente, no entanto, deve ter cuidado com o dispositivo e a conexão em que está realizando a compra. Em sites confiáveis, a transação online é protegida por tecnologias seguras, mas o envio de dados bancários pode ficar vulnerável quando ocorre em redes wi-fi abertas ou de computadores infectados por vírus ou compartilhados.

Como em toda transação online, o cliente deve sempre optar por fazer as compras em sites, dispositivos e redes confiáveis.

Débito

O débito online funciona de forma semelhante a uma compra em supermercado. Trata-se de uma transferência entre contas (a sua e a do varejista), porém ocorre via internet no momento da compra. É indicado para pessoas que já utilizam o serviço de home banking e é considerado um método seguro. O pagamento ocorre à vista e em tempo real.

PayPal

Uma das alternativas ao boleto é o pagamento pelo PayPal. Trata-se de um sistema de cobrança considerado seguro. O cliente que opta pelo PayPal para pagar sua compra online tem seus dados bancários criptografados e armazenados nos servidores da empresa, e sem que o varejista tenha acesso.

PagSeguro

Assim como o PayPal, este é um sistema de envio e recebimento de dinheiro online. Por meio dele, o comprador escolhe a forma de pagamento (cartão de crédito, saldo PagSeguro, débito online, transferência eletrônica ou boleto) e a aprovação, geralmente, ocorre em tempo real. O processamento e análise dos dados, porém, podem variar conforme o tipo de pagamento.

Pesquise e compre

Na escolha de sites confiáveis, uma das formas é verificar a reputação da loja virtual.O Vivo Compras, site de comparação de preços da Vivo, pode ajudar nesta tarefa, já que reúne alguns dos maiores sites de comércio eletrônico do País. Através dele, você pode escolher a melhor forma de pagamento de acordo com as suas necessidades. Você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônicos, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços na internet

Gostou das dicas para comprar seguro na internet? Deixe o seu comentário!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico