Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Boletim de ocorrência AL: confira como fazer o registro online em Alagoas

A- A+

Moradores de Alagoas contam com uma facilidade para registro de queixas relativas à segurança pública. Uma nova ferramenta é o boletim de ocorrência AL, que permita realizar o procedimento pela internet, sem sair de casa.

Criada em uma parceria entre a Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social, o ITEC e a Universidade Federal de Alagoas, a Delegacia Interativa do Estado facilita o acesso da população aos órgãos de polícia.

Com a ferramenta, qualquer pessoa pode registrar um boletim de ocorrência pela internet, desde que não tenha sofrido violência durante a situação relatada.

Como registrar boletim de ocorrência AL

O serviço de registro de boletim de ocorrência AL é o principal da Delegacia Interativa. Disponível para situações de furto, perda ou extravio de objetos e documentos, o site só atende situações em que a pessoa lesada não foi vítima de agressão ou ameaça grave por parte de quem cometeu o delito.

Boletim de ocorrência AL é feito pela internet.

Diversos estados brasileiros oferecem serviços de delegacia de polícia online. Foto: iStock, Getty Images

O sistema criado pelo ITEC possui mecanismos de segurança que detectam o número do endereço de IP do computador ou aparelho móvel que está acessando. Isso ajuda a evitar trotes e registros falsos de boletim de ocorrência AL.

No próprio site da delegacia, as autoridades reforçam que falsas comunicações à polícia são atos criminosos, previstos pelo Código Penal Brasileiro.

É preciso ainda confirmar o local em que o usuário reside antes de dar início ao registro do documento. Só então passa a selecionar o tipo de crime de que foi vítima.

O detalhamento das informações pessoais é o passo seguinte e fundamental para que o registro possa ser validado. Assim como nas demais delegacias online, o boletim de ocorrência digital em Alagoas é verificado por atendentes de uma central.

Filiação e até mesmo o grau de instrução do registrante são solicitados pelo órgão. Endereço e indicações para contato também são exigidos para registro no boletim de ocorrência AL.

Caso algum dado tenha sido preenchido de maneira errada pela vítima, a Delegacia Interativa pode entrar em contato e solicitar a correção ou o complemento das informações.

Como descrever o crime no BO

O passo seguinte é a descrição da situação em que o documento ou o objeto foi furtado, perdido ou extraviado. O endereço onde foi visto pela última vez ou onde aconteceu o crime, a data, o horário, um ponto de referência do local exato e o detalhamento da ação da pessoa que cometeu o ato ou de como você deixou o item naquele local são obrigatórios.

O site oferece, então, uma série de opções de documentos que possam ter sido levados na ação. Você seleciona o que se enquadra na sua situação e informa o número do documento e os dados necessários para identificação de cada um deles.

Para celulares, marca, modelo, número e operadora são as informações pedidas. Outros objetos devem ser registrados com marca, tipo, modelo, valor aproximado e uma descrição.

Além do registro de boletim de ocorrência, a Delegacia Interativa oferece a impressão de BOs já registrados. Na página é possível, ainda, encontrar uma relação das delegacias convencionais do Estado.

Boletim de ocorrência AL é mobile friendly

Segundo nota da Polícia Civil de Alagoas, o sistema é compatível com quatro idiomas diferentes: português, inglês, espanhol e italiano. O objetivo, segundo o órgão, é facilitar a segurança e o amparo para os turistas.

O novo sistema é também mobile friendly. Isso significa que ele pode ser acessado através de dispositivos móveis, como celulares e tablets, sem sofrer deformações de layout ou travar o processamento do registro. A versão móvel foi lançada juntamente com a página da delegacia interativa para computadores.

Você vai se interessar por:

Risco de assalto na rua: confira dicas para se proteger

Seguro da bolsa pode evitar dor de cabeça com assalto

Veja como se proteger do roubo de celular

Segurança para os seus bens

Todos os cuidados são sempre bem-vindos, mas a melhor maneira de garantir a proteção dos seus bens é por meio de um seguro. Com o Seguro Proteção Urbana – Bolsa Protegida, você recebe uma indenização para o seu acessório, bem como para os objetos nele contido, em caso de roubo ou furto qualificado. Nessa categoria, estão incluídas bolsas femininas, maletas, pastas ou mochilas.

Você ainda conta com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou de conhecer o boletim de ocorrência AL? Compartilhe!

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro