Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

BO Online MS: como registrar ocorrência policial no Mato Grosso do Sul

A- A+

A Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul está entre os órgãos de segurança pública pelo país que disponibilizam à população a opção de denunciar crimes pela internet. Registrar o BO Online MS é apenas um dos serviços disponíveis na Devir, a Delegacia Virtual do Estado.

O site está em funcionamento desde 2006 e já chegou a registrar, em 2013, mais de 9 mil boletins em um trimestre – o recorde, segundo sua assessoria de comunicação.

BO Online MS facilita trabalho da polícia no Mato Grosso do Sul

Registro online de ocorrências facilita o trabalho da polícia no Mato Grosso do Sul. Foto: Chico Ribeiro

O registro no BO Online MS

Segundo o Ministério da Justiça, o Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro com a maior população carcerária por habitante. São 568 presos para cada 100 mil pessoas.

Apesar de ser sinal de criminalidade, a quantidade de prisões mostra também uma ação presente e eficaz dos órgãos de polícia. A possibilidade de registrar o BO Online MS é uma das atitudes que promovem uma maior aproximação com a população.  

O registro do BO Online MS pode ser feito através da página da Devir, em uma janela específica para esse serviço. O sistema da delegacia reconhece o endereço IP do seu computador, para garantir a segurança das informações. Falsas comunicações a órgãos de emergência configuram crime, previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro.

O boletim de ocorrência pode ser registrado para quatro situações diferentes:

– Extravio de documento ou objetos

– Furtos simples – em que não tenha ocorrido ameaça grave ou violência

– Informação de desaparecimento de pessoas

– Relato de localização de alguém que tenha sido registrado como desaparecido.

Ao selecionar uma das opções, é direcionado diretamente para uma nova página, na qual o comunicante deve informar seus dados de identificação pessoal, desde nome completo até endereço. Na sequência, informe quando, onde e como ocorreu o ato, dando detalhes da última vez em que viu o objeto ou de como a pessoa agiu.

Também é preciso descrever e detalhar quais foram os itens furtados ou extraviados. Marca, cor, números de documentos, tamanho, modelo são alguns dados necessários. Em caso de ter sido furtado um telefone celular, o número e a operadora também devem ser informados.

Isso ajuda para que, no caso de a polícia encontrar os objetos que foram levados, ela possa identificar que eles pertencem à pessoa que registrou esse BO.  

No caso de registro voltado ao encontro de pessoas desaparecidas, em uma página para o comunicante, você também precisa informar onde você viu a pessoa, como percebeu que era ela, quando ocorreu o encontro e o estado da vítima.

Se for registrar um desaparecimento, o procedimento é semelhante, mas deve informar como a pessoa estava na última vez em que foi vista, o lugar, o momento e o que estava fazendo.

Você vai se interessar por:

Boletim de ocorrência online: veja como funciona

Saiba como registrar boletim de ocorrência para acionar seguro

Saiba como evitar furtos de celular

Demais serviços na Devir

Apesar de o registro do BO Online MS ser o que mais movimenta a Devir, ele não é o único serviço oferecido no site. Você também pode consultar documentos perdidos, para saber se eles estão em posse da polícia e verificar se um veículo roubado foi encontrado ou averiguar a sua situação de regularidade.

Pode ainda registrar denúncias de assédio, violência contra crianças, mulheres ou idosos. Perturbação da ordem pública, uso e venda de drogas ou crime ambiental também podem ser denunciados pelo canal.

 

Gostou de conhecer o BO Online MS? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças