Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

BO Online DF é alternativa para registrar ocorrências na capital federal

A- A+

Os números da segurança pública na capital do país levam a população brasiliense a ligar o alerta. De janeiro a agosto, foram registradas mais de 50 mil ocorrências policiais no Distrito Federal. A formalização de denúncias quanto a práticas ilícitas é considerada fundamental pelas autoridades e uma maneira de realizá-la é com o BO Online DF.

Embora o levantamento reúna informações sobre crimes diversos, como homicídios, tráfico de drogas, estupros, roubos e furtos, somente os dois últimos podem ser denunciados através do BO Online DF.

Juntos, os dois delitos representam cerca de 70% das ocorrências, segundo a Subsecretaria de Gestão da Informação – Gerência de Padronização e Qualidade de Dados. Tráfico de drogas e uso e posse de entorpecentes, por sua vez, somam 7,4 mil ocorrências e correspondem a quase 15% do total de crimes.

Tentativa de homicídio, estupro, homicídio, latrocínio, posse e porte de arma completam a lista das principais ocorrências registradas na Delegacia Eletrônica do Distrito Federal.

BO Online DF traz praticidades para os moradores do Distrito Federal.

Roubos e furtos em Brasília podem ser denunciados por meio da plataforma online. Foto: iStock, Getty Images

Quando recorrer ao BO Online DF

Além do registro de roubos e furtos, o BO Online DF permite realizar outros dois tipos de boletins de ocorrência: para acidente de trânsito sem vítima e extravio. Em qualquer um dos casos, é preciso aceitar as condições do termo circunstancial e passar por diferentes etapas descritivas. Saiba como proceder em cada um das situações.

Acidente de trânsito sem vítimas

A ocorrência policial serve para todos os envolvidos no acidente. Por isso, é fundamental, antes do preenchimento, reunir o máximo de informações dos envolvidos e de seus veículos. Além disso, o incidente de trânsito precisa ter ocorrido na região do Distrito Federal.

Nessa ocorrência, não é possível incluir dados de testemunhas. Essas informações podem ser oferecidas e discutidas posteriormente em Juízo, se necessário. Na sequência, você terá que responder a um questionário e completar dados básicos e dos envolvidos sobre o acidente.

Extravio de documentos

No caso de ocorrência por extravio, o procedimento vai depender do documento perdido. Por exemplo, se for um cheque, é preciso informar o número dele, da agência, do banco, se ele estava preenchido e/ou assinado e qual o seu valor.

O mesmo vale para um cartão extraviado. Informe se ele é de débito ou de crédito, nome da operadora ou do banco ao qual está vinculado e o número. Você pode também registrar o extravio de um documento de outra pessoa, desde que essa informação esteja presente na descrição.

Objetos como arma de fogo, artefatos explosivos, munições e motores não podem ser registrados no BO Online DF.

A ocorrência de extravio, a princípio, não sofre apuração criminal. Ou seja, ela é somente arquivada, para consulta posterior, se necessário. Por esse motivo, caso recupere os itens declarados no BO, não é preciso comunicar à Delegacia Eletrônica.

Furtos diversos

A Delegacia Eletrônica do Distrito Federal registra ocorrência de furto somente quando a subtração de objetos ocorre sem que o autor deixe sinais de sua ação.

Caso haja marcas de impressões digitais, de arrombamento, danos decorrentes de destruição ou rompimento de cadeado ou lacre, tranca, porta, janela ou telhado, é preciso fazer exame pericial. Nesses casos, preserve o local e dirija-se à delegacia mais próxima.

Caso não sejam observadas essas restrições, a ocorrência eletrônica será cancelada. Para arrombamento de veículo, de residência, violência ou grave ameaça à pessoa para a subtração do objeto, valem as mesmas recomendações acima.

Você vai se interessar por:

Risco de assalto na rua: confira dicas para se proteger

Seguro da bolsa pode evitar dor de cabeça com assalto

Veja as desvantagens de andar com um maço de dinheiro no bolso

Seu nome protegido

Para proteger um de seus principais documentos, você precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou de conhecer o BO Online DF? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças