Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

BlaBlaCar Brasil: carona com economia e ajuda ao meio ambiente

A- A+

Já pensou em ter um meio de transporte sustentável e econômico? Com a plataforma online BlaBlaCar Brasil, isso é possível. Autodenominando-se como uma comunidade de confiança, o site tornou-se popular na Europa, facilitando a vida de quem deseja conseguir uma carona e, com isso, economizar e ajudar ao meio ambiente.

Conheça a BlaBlaCar

Se você sempre pensou que era um desperdício tanta gente sozinha nos carros indo para o trabalho ou faculdade, a BlaBlaCar Brasil tem tudo a ver com você. Mas o foco é em viagens para outras cidades. Utilizando a plataforma, é possível conseguir uma carona para viajar e dividir as despesas.

De acordo com o divulgado pela empresa em sua página, em todo o mundo são mais de 20 milhões de membros e dois milhões de pessoas compartilhando caronas mensalmente pelo site ou pelo aplicativo.

Entre os benefícios citados, além de economia e redução do impacto ambiental, está ainda o aumento da eficiência das estradas em razão do menor número de carros circulando.

BlaBlaCar Brasil é opção para viagem econômica.

Pelo site ou aplicativo, BlaBlaCar permite caronas econômicas para a sua viagem. Foto: iStock, Getty Images

Como usar o serviço da BlaBlaCar Brasil

Para utilizar o serviço é necessário criar um perfil na plataforma. O procedimento é necessário para garantir a confiabilidade e organização das viagens. Além do cadastro ser avaliado e autenticado, as informações também precisam ser confirmadas, como e-mail e  telefone. Tudo é feito para que todos os envolvidos sintam-se seguros ao viajar.

A empresa recomenda, por exemplo, que se você fizer uma reserva de viagem e outra pessoa aparecer, o roteiro seja cancelado. A mesma dica vale para o motorista que aceita um passageiro. Por isso, emprestar um perfil não é recomendado, já que depois a carona será avaliada, e esse procedimento será mal visto pela comunidade, pois gera insegurança.

O serviço possibilita ao passageiro reservar por outra pessoa, mas somente em casos específicos e se o condutor for informado e permitir a situação antes da reserva.

O cadastro é gratuito, mas obrigatório. Não são aceitos apelidos e é necessário usar nomes e fotografias reais, além de serem confirmados e-mails e telefones.

Quem faz a moderação da comunidade de caroneiros são os próprios membros, que se avaliam mutuamente, construindo reputação e níveis de confiança na plataforma. O sistema, no entanto, conta com uma equipe de suporte aos membros, que está disponível diariamente.

Passageiros escolhem motoristas, que escolhem seus passageiros. Também é possível ver os amigos no Facebook, entre outras informações para que todos os lados fiquem seguros ao viajar. As fotos, comentários e perfis são avaliados para que não firam justamente os princípios de confiabilidade da plataforma.

Você vai se interessar por:

Um dos pontos importantes do serviço é que ele serve para dividir despesas, e não para que alguém lucre. Por isso, quem busca uma carona pode ficar tranquilo quanto ao número de lugares e quem oferece deve saber que precisa ofertar apenas o permitido e dividir as despesas conforme os custos reais.

Para reservar uma viagem, basta procurar um lugar, informar pontos de encontro, escolher a data e o condutor. É possível fazer uma pergunta pública para o motorista e consultar informações sobre ele. A seguir, você faz a reserva e o condutor é notificado. Você receberá um aviso em seu celular para combinar detalhes. O site recomenda pontualidade e levar o valor trocado.

 

O que achou do serviço da BlaBlaCar Brasil? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
organizar a mala
esconder gastos
free shop
quanto gastar na europa por dia
Viajar sozinho pelo Brasil