Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bilhete aéreo pode revelar mais sobre você do que imagina

A- A+

Se você é daqueles passageiros que costuma tirar foto do seu bilhete aéreo e postar nas redes sociais, talvez seja melhor pensar duas vezes na próxima viagem. Diferente do que se costuma imaginar, as informações disponíveis podem ir além do seu próximo destino.

bilhete aéreo

Cartão de embarque pode fornecer acesso a informações pessoais a criminosos. Foto: Elza Fiúza, ABr

O que o bilhete aéreo diz sobre você

Cheia de números que não parecem fazer sentido, uma passagem aérea resume quem você é e quais foram as suas escolhas para o voo. Isso porque, além dos dados visíveis, há ainda aqueles que podem ser acessados a partir do código de barras ou do QR Code impresso no bilhete de embarque.

Entre elas, o seu nome, localizador da reserva, especificações do voo, onde o bilhete foi emitido, o número do programa de fidelidade e dados para uso interno da companhia aérea. Em alguns casos, é possível conhecer ainda os números de rastreio das bagagens e dados adicionais de segurança.

Dados descobertos pelo bilhete aéreo

No blog americano Krebs On Security, especializado em segurança de computadores e cyber crime, o seu autor, Brian Krebs, relata um caso que explica exatamente como é fácil ter acesso a dados que deveriam ser confidenciais.

No início do ano, um de seus leitores, identificado como Corey, contou que, ao ver um amigo postar uma foto do seu bilhete aéreo no Facebook, ficou curioso sobre quais informações uma pessoa mal intencionada poderia conseguir com aquela imagem.

Para fazer o teste, ampliou a foto e, em uma rápida busca na internet, encontrou um site capaz de decodificar dados como aqueles. Em poucos minutos, estava com todas as informações do voo em mãos.

Com o número do localizador e o sobrenome do amigo, Corey entrou no site da companhia aérea e conseguiu acesso não apenas ao seu voo atual, mas também aos que já estavam reservados em seu programa de fidelidade. A partir do acesso que conseguiu, não seria difícil alterar dados da conta.

Tudo depende, é claro, das formas de acesso permitidas em cada empresa. No Brasil, não existem relatos parecidos, mas vale ficar atento e tomar alguns cuidados.

Além de evitar a divulgação de imagens do bilhete – que tal uma foto da sua viagem, quando chegar ao destino? -, a dica é sempre rasgar o papel antes que ele vá parar na lata de lixo.

Você vai se interessar por:

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de estar atento à segurança de seu bilhete aéreo, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas sobre o bilhete aéreo? Aproveite e compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities