Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Benefícios: entenda o que significa PIS e Pasep

A- A+

Ao menos uma vez ao ano você deve ouvir falar no PIS/Pasep. As notícias normalmente são acompanhadas de um calendário de pagamentos e um alerta ao trabalhador para buscar informação e saber se tem direito ao benefício. Mas você sabe o que significa PIS e Pasep? A diferença é simples.

O Programa de Integração Social (PIS) é o benefício pago pela Caixa ao trabalhador da iniciativa privada, enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é, como o próprio nome diz, destinado aos servidores públicos concursados sob responsabilidade de pagamento do Banco do Brasil.

Foto: Têm direito ao PIS trabalhadores que têm no mínimo seis meses de carteira assinada. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil

Têm direito ao PIS trabalhadores que têm no mínimo seis meses de carteira assinada no período. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil

O que significa PIS na prática

Ok, entendido o que significa PIS e Pasep sobra a pergunta: mas o que eu ganho com isso? Na prática, o principal direito de quem participa do PIS é o recebimento de um abono salarial anual no valor de um salário mínimo equivalente aos meses trabalhados durante um ano (quem trabalhou 12 meses recebe um salário mínimo integral).

Para recebê-lo, o profissional precisa estar cadastrado no programa há, no mínimo, cinco anos. Além disso, é preciso ter recebido de empregador inscrito sob CNPJ uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício; ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração.

De acordo com a legislação atualizada em 2015, é preciso também que o profissional tenha trabalhado seis meses sem parar com carteira assinada no período.

Cuidado para não perder o pagamento

Apesar de ser um direito do trabalhador que preenche os requisitos, o dinheiro do benefício não fica disponível por muito tempo. O abono salarial e os rendimentos do PIS são pagos em períodos pré-determinados, definidos no início de julho de cada ano. Para este ano, as datas começam no dia 14 de julho e seguem até 27 de outubro. Confira as datas do ciclo 2015 aqui.

O abono salarial fica disponível para saque do usuário até o dia 30 de junho de 2016. O pagamento pode ser realizado por meio de crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa; crédito na folha de pagamento; nos caixas eletrônicos e nos Correspondentes Caixa Aqui, por meio do uso do Cartão do Cidadão; ou nas agências da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Identidade Militar etc).

Tarifa bancária vira bônus na Vivo

Se você é cliente Vivo e possui uma conta pessoa física tarifada nos bancos Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de serviços em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de muitos outros benefícios.

Para acionar o serviço, acesse o site ou entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem da Vivo.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de o que significa PIS? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade