Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Benefícios da massagem vão além do relaxamento

A- A+

Quem, ao final de um dia de trabalho, nunca sonhou em ir direto para a mesa de massagem? A sensação de alívio para a fadiga muscular é indescritível, principalmente após passar muitas horas na mesma posição.

Massagem x hormônios

O benefício que uma boa massagem traz ao corpo humano, porém, pode ser maior que se imagina. Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, dos Estados Unidos, mostra que pessoas que receberam massagem sueca tiveram  reduções significativas nos níveis do hormônio do stress cortisol no sangue e na saliva.

O aumento do número de linfócitos – glóbulos brancos do sangue, que integram o sistema imunológico – também foi verificado nos voluntários que se submeteram à massagem sueca. O órgão responsável pela pesquisa é ligado ao Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

massagem

Algumas técnicas são utilizadas para acelerar ainda mais as funções corporais. Foto: iStock, by Getty Images

Um segundo grupo pesquisado, que foi submetido a sessões de massagem leve, mostrou uma elevação maior do hormônio oxitocina (também conhecido como hormônio da felicidade) que os participantes da massagem sueca.

Combate ao estresse

Por conta dos resultados observados pelos praticantes, a massagem tem se mostrado um excelente recurso de redução e combate ao estresse. Seu uso tem apresentado resultados em casos de insônia, depressão e ansiedade.

Da mesma forma que os distúrbios psicológicos, dores crônicas também apresentam redução com a técnica. Problemas como fibromialgia, lombalgia, cervicalgia, má circulação sanguínea e problemas reumáticos têm sido tratados, paralelamente, com sessões de massagem.

A massagem na história

Não se pode dizer com exatidão quando a massagem começou a ser praticada. Sabe-se que essa é uma prática milenar. Entretanto, essa técnica só ficou amplamente conhecida no século 19, na Europa, quando o esgrimista sueco Per Henrik Ling desenvolveu técnicas para o tratamento dos músculos. Por conta disso, ficou conhecida como massagem sueca.

Só a partir de então, com o trabalho realizado por Ling, é que essa técnica ganhou uma sistematização, bem como a organização de publicações. Isso, claro, falando do mundo ocidental. No universo oriental, algumas técnicas – como Shiatsu, Tui-Na e Ayurveda – são tão reconhecidas que ganharam um grande número de praticantes no mundo.

E nem só de calmaria é feita a massagem. Algumas técnicas são utilizadas para acelerar ainda mais as funções corporais. Um exemplo é a drenagem linfática, desenvolvida em 1932 pelo dinamarquês Emil Vodder.

A função dessa técnica é drenar o líquido alojado entre os gânglios linfáticos que contêm, entre outras coisas, toxinas. Dessa forma, o sistema linfático é estimulado a trabalhar mais rápido. Esse método é largamente utilizado para melhoria estética, uma vez que acelera o emagrecimento.

Desconto em massagem

Se você quer relaxar ou manter a forma, você pode economizar aproveitando os benefícios dos sites de descontos. Através do Vivo Descontos, moradores de Porto Alegre (RS) e região podem adquirir oito sessões de massagem ou drenagem na Depismalte, localizada no centro da capital gaúcha. O tempo médio de cada sessão é de 40 minutos.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular