Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Belém 400 anos: programe-se para fazer parte dessa festa

A- A+

Em janeiro de 2016, a capital do Pará celebra quatro séculos de vida. Em uma campanha intitulada Belém 400 anos, a administração da cidade deu início em 14 de outubro à comemoração que terá duração de um ano e irá festejar a história do município. Na oportunidade, foi divulgado o calendário oficial da festividade, com toda a programação do aniversário.

Belém 400 anos: o que vem por aí

Belém é conhecida por realizar o maior evento de devoção católica do mundo, o Círio de Nazaré. A romaria, tombada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reúne milhares de devotos de Nossa Senhora de Nazaré. É no mês de outubro, época tradicional do Círio, que a programação da Belém 400 anos começa e termina.

Círio de Nazaré abre festejos de Belém 400 anos

Procissão do 223º Círio de Nazaré reuniu cerca de 2 milhões de pessoas. Foto: Alessandra Serrão, NID/Comus

Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Belém, o lançamento oficial do calendário para o público coincidiu com a inauguração de um cronômetro, que realiza a contagem regressiva até o dia 12 de janeiro, o aniversário do município.

A agenda já havia sido previamente disponibilizada para empresários e parceiros com interesse em apoiar o evento. Os eventos iniciais do calendário envolvem o lançamento de projetos que devem garantir a melhoria da cidade para receber os turistas nos próximos meses.

Um deles é o “Placas Informativas”. A ideia é que sejam instalados letreiros nos principais pontos turísticos da cidade, contando a importância daqueles locais para a história dos 400 anos de Belém.

Outro local remodelado é a Praça dos Estivadores. Ela receberá o “Monumento Belém 400 anos”, feito de concreto armado, granito e aço, que irá reproduzir a caravela do navegador português Francisco Caldeira de Castelo Branco, fundador da capital dos paraenses.

Belém 400 anos terá festival do Açaí

Festival do Açaí celebra a natureza na homenagem à Belém. Foto: João Gomes, NID/Comus

Pequenos festejos e feiras também compõem o calendário geral das grandes comemorações. O Festival do Açaí, por exemplo, ocorre no Portal da Amazônia e celebra uma das principais riquezas da região: a sua natureza. O Pará é um estado rico em fauna e flora, principalmente na região coberta pela mata da Amazônia.

Segundo informações da prefeitura,  a história e as peculiaridades da cidade foram a inspiração para criar o calendário das festividades de Belém 400 anos. A proposta é que a arte e as tradições locais, como o Carimbó, música típica, sejam os componentes principais da comemoração.

Cronômetro abre contagem para Belém 400 anos

Belém já está em contagem regressiva para seu aniversário de 400 anos. Foto: Oswaldo Forte

Você vai se interessar por:

Conheça os serviços prestados pela Delegacia Virtual do Pará

Nota Fiscal Cidadã abate impostos e oferece prêmios aos paraenses

Santarém: veja dicas para conhecer destino paraense

Nova iluminação prepara a cidade

Mas a administração pública da capital paraense já começou a preparar a cidade para o Belém 400 anos antes mesmo do lançamento oficial dos festejos. Junto ao Círio de Nazaré, foi inaugurado um sistema de iluminação. A ideia, anunciada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, foi divulgada como um realce à beleza dos pontos tradicionais da cidade, durante o acionamento das luzes.

Iluminação especial para Belém 400 anos

Iluminação de Nossa Senhora de Nazaré integra preparação para festejos. Foto: Alessandra Serrão, NID/Comus

São seis mil lâmpadas que compõem uma estrutura com mais de 20 metros de altura. Flores, figuras bíblicas, arcos, estrelas e uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré fazem parte da estrutura.

No final do ano, uma árvore de Natal iluminada irá compor o cenário, que deve ser renovado até o final das comemorações, em 2016.

 

Ansioso pelos festejos de Belém 400 anos? Deixe seu comentário!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade