Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bearish engulfing: tendências de mercado explicadas por gráficos

A- A+

Investidores experientes se utilizam de ferramentas diversas para a melhor compreensão de dados. Os gráficos, por exemplo, são muito usados. Dentre eles, os padrões de candlestick (candelabro) servem de análise para detectar, de forma visual, possibilidades para o próximo movimento de preços. É aí que surgem as tendências de mercado, como o bearish engulfing (engolfo de baixa).

Assim como esse, diversos outros padrões conseguem ser interpretados por analistas grafistas através de símbolos. Se você se interessa pelo assunto, veja como identificar os principais deles e entenda o que eles significam.

Exemplo de bearish engulfing

Com a análise de gráficos, investidor pode acompanhar as tendências de mercado. Foto: iStock, Getty Images

O que é o bearish engulfing?

O bearish engulfing, ou engolfo de baixa, é um padrão representado no gráfico, que é composto por dois candles (figuras em formas de vela), conforme explica o coach financeiro Bruno Papi, fundador da empresa General Investidor.

“Graficamente, essa tendência é mostrada quando um candle de um período anterior fecha em alta e um outro, no período imediatamente posterior, fecha em queda, cobrindo inteiramente o candle positivo anterior”, completa.

Na prática, significa dizer que o mercado vinha sendo denominado pelos compradores quando, em um determinado patamar, ocorre um grande movimento de venda, revelando a força contrária.

Essa reversão de expectativa é demonstrada no gráfico pelo tamanho e pelo volume do candle bearish engulfing. Especialistas classificam essa como uma tendência de média confiabilidade.

Outros tipos de candles

Mas o engolfo de baixa não é o único candle presente nos gráficos de análise de investimentos – existem muitos outros. Separamos três para você conhecer melhor, com seus formatos e significados.

Engolfo de alta

Depois de um movimento de baixa, surge um candle de alta, engolfando o anterior. Ele demonstra que as vendas começaram a cair e que, agora, os compradores começaram a tomar as rédeas do mercado.

Estrela cadente

É um candle de reversão e, necessariamente, deve estar localizado logo após uma tendência de alta. O seu desenho consiste em um corpo pequeno, geralmente, sem sombra inferior. A sombra superior deve ter, no mínimo, o dobro do tamanho do corpo real, formato similar a um martelo invertido. Estatisticamente, o padrão demonstra-se mais confiável após tendências com maior duração.

Doji

Representam momentos de equilíbrio ou de indecisão no mercado. Sua configuração é simples, sendo assim, é formada por um único período. Os preços de abertura e de fechamento, geralmente, são idênticos – resultando em um candle sem corpo definido.

Esse padrão pode ter sombras (superiores e inferiores), mas frequentemente o Doji assemelha-se a uma cruz.

Se por um lado essas ferramentas tem como objetivo facilitar e apontar caminhos prováveis para se seguir, suas interpretações são complexas, inclusive, para homens de negócio mais experientes.

“Apenas analistas grafistas podem determinar esses candles. Para isso, eles são qualificados e certificados, mostrando assim essas análises possíveis em seus relatórios. Investidores inexperientes não devem tentar isso, pois podem confundir as figuras e usar dados errados para as suas tomadas de decisão”, adverte Papi.

Você vai se interessar por:

Proteja sua família e concorra a prêmios

Independentemente do tipo de investimento que realiza, o melhor custo-benefício é o bem-estar da sua família. Com o Seguro Premiado Vivo, você garante a proteção dos seus entes queridos e ainda concorre a prêmios no valor de R$ 2.500 por dia. Para participar, basta enviar a palavra SEGP para 8051.

> Seguro Premiado Vivo: Proteja a sua família e concorra a prêmios

Este artigo sobre bearish engulfing foi útil para você? Compartilhe!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena