Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Batidas do coração são utilizadas para pagar compras no cartão

A- A+

Analisar as batidas do coração deixou de ser uma ação exclusiva de consultório médico. Com uma tecnologia exclusiva desenvolvida no Canadá, já é possível identificar usuários de cartões de crédito através delas para fazer pagamentos.

A inovação parte do princípio que, independentemente de suas batidas do coração estarem mais lentas em alguns dias e mais aceleradas em outro, elas são únicas – assim como as digitais, a íris, a face – e podem ser utilizadas para a identificação biométrica.

Batidas do coração nas compras

A empresa canadense Nymi, em parceria com a MasterCard Canadá e o TD Bank Group, desenvolveu um dispositivo que, além de identificar as batidas do coração do cliente, liga essa informação com seu cartão de crédito.

Atualmente, há um projeto piloto com mais de cem usuários moradores de Toronto, Ottawa e Regina. Eles utilizam uma tecnologia “vestível”, em formato de pulseira, que produz uma espécie de eletrocardiograma do cliente e é utilizada para pagamentos de compras com cartão de crédito. A novidade foi anunciada pelas três empresas em 11 de agosto.

Batidas do coração viraram uma espécie de senha de cartão.

Segurança nos pagamentos é objetivo de mais uma novidade tecnológica em cartões. Foto: iStock, Getty Images

Como as batidas do coração são usadas

O dispositivo se mostra como uma verdadeira revolução no que se refere à segurança de pagamentos. Com ele, não é preciso utilizar o cartão. Basta colocá-lo no pulso e aproximá-lo de um terminal de pagamento que tenha suporte para esse tipo de operação. O leitor biométrico faz o reconhecimento do cliente e de suas informações instantaneamente.

Dessa forma, também não é preciso digitar senhas. O procedimento é realmente muito simples. Ficou curioso? Há um vídeo na internet onde é possível assistir à compra dessa forma. A tecnologia utiliza é chamada HeartID, algo como “identidade do coração”.

Além da segurança, o pagamento com as batidas do coração também se mostra rápido, semelhante a passar um produto pelo leitor óptico no caixa no supermercado. Entretanto, ainda não há previsão de data para que essa novidade seja colocada em prática em outros países.

O que é biometria

A biometria é uma ciência que estuda as medidas do corpo humano, partindo do princípio de que cada indivíduo tem características únicas como as digitais, a íris, o reconhecimento facial, o timbre de voz, a retina, o tamanho das veias e a geometria da mão, entre outras.

A Nymi, empresa fundada em 2011 com foco em segurança, foi quem desenvolveu o identificador biométrico a partir das batidas do coração.

O TD Bank (Toronto-Dominion Bank), parceiro do projeto-piloto, é o sexto maior banco da América do Norte, com mais de 24 milhões de clientes. Já a MasterCard é uma empresa especializada na tecnologia de pagamentos, presente em mais de 210 países.

Você vai se interessar por:

Saiba quais despesas pagar no cartão de crédito

Veja como funciona um cartão de crédito pré-pago internacional

Cartão de crédito sem limite oferece vantagens e riscos. Conheça

Compre com segurança

Ainda que a tecnologia ainda não esteja disponível no Brasil, o meio de pagamento ainda está entre os mais seguros. Com os Cartões de Crédito Vivo, além de fazer as transações com conforto e segurança, você ainda tem benefícios como o parcelamento em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo, bônus na recarga e pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Que tal a ideia de usar suas batidas do coração nas compras? Comente!

Pokémon Go
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena comprar celular top de linha