Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bateria do smartphone dura pouco? Veja como evitar

A- A+

Com um smartphone nas mãos, o usuário do aparelho pode resolver quase tudo: ligações, enviar mensagens de texto e voz, tirar fotos e fazer vídeos, checar saldos bancários e pagar contas, acessar redes sociais. Trazendo o mundo para a palma da mão do usuário, o smartphone tem uma vulnerabilidade: sua bateria.

Em virtude da quantidade de utilidades e de seu uso constante, a bateria de um celular é seu calcanhar de Aquiles. Quanto mais se usa o aparelho, mais se consome energia e menos tempo a bateria do dispositivo dura. Isso deixa os usuários dependentes de carregadores, incluindo as portáteis, e tomadas. Tudo é válido para não ficar desconectado do mundo.

bateria

Diminuir o brilho da tela pode ajudar a economizar. Foto: iStock, by Getty Images

Mas existem alguns cuidados que o dono do celular pode tomar para potencializar a duração da bateria do aparelho. Basta seguir algumas dicas para ter uma bateria mais duradoura.

Dicas para potencializar a bateria do celular

Uma dica básica que quase todo mundo sabe, mas nem todo mundo segue à risca, é que usar ao máximo a bateria (sem deixar o aparelho desligar) aumenta sua durabilidade. O mesmo princípio é válido para seu carregamento: dar a carga completa (até chegar a 100%) melhora o seu rendimento.

Como nem todo mundo possui baterias portáteis e muita gente não gosta de sair de casa com pouca bateria e com risco de ficar na mão, muita gente carrega o aparelho antes de sair, mesmo que a carga ainda esteja longe de acabar. Tirar a bateria do carregador antes de chegar aos 100% também é uma prática comum.

info bateria celular

Esse maus hábitos enfraquecem os componentes da bateria. Já as cargas completas mantém o nível de funcionamento.

Outro hábito que consome bastante energia e enfraquece a bateria é utilizar as funções de câmera e vídeo do aparelho celular. As imagens em movimento costumam reduzir o rendimento da bateria para cerca de um terço porque aumentam o consumo interno do aparelho ao utilizar vários recursos do telefone. Diminuir o brilho da tela pode ajudar a economizar.

Insistir no uso desses recursos mesmo com uma conexão ruim acaba mais rapidamente com a carga da bateria e ainda pode comprometer sua vida útil.

Desabilitar funções gasta menos bateria

Com muitos aplicativos ligados ao mesmo tempo, a bateria vai se esvaindo mais rapidamente. Sair dos aplicativos após usá-los é uma medida para gastar menos energia e aumentar a durabilidade da carga do celular.

Desligar o Wi-Fi e o Bluetooth quando esses recursos não estão sendo utilizados também melhora o desempenho da bateria. O mesmo vale para a conexão do 3G/4G. Quando o telefone está sem sinal ou com a conexão ruim, ele fica procurando pela rede e gastando energia da bateria. O mais recomendado nessa situação é desligar o aparelho ou colocá-lo no Modo Avião.

Proteção para o seu celular

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
queda do dólar
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato