Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bateria de celular vicia se ficar na tomada por muito tempo? Descubra

A- A+

Bateria de celular vicia mesmo? A dúvida ainda faz parte da realidade de muitas pessoas e remete ao tempo em que os aparelhos eram feitos com baterias de níquel. Afinal, desconectá-lo da fonte de energia antes que complete a carga é um problema? E não deixar que a energia termine antes de fazer uma nova carga, pode prejudicar? Tire suas dúvidas!

seudinheiro-Bateria-de-celular-vicia

Aparelhos modernos tem outro tipo de tecnologia em suas baterias. Foto: iStock, Getty Images

Bateria do celular vicia: mito ou verdade?

Popularmente conhecido como vício da bateria, o efeito memória é um fenômeno que ocorre nas baterias de níquel quando elas não são bem utilizadas. Isso significa que, se você não deixá-la completar a carga, vai memorizar que aquele é o limite e só vai permanecer ativa durante aquele período determinado.

Acontece que a bateria do celular vicia somente na presença do níquel e os novos dispositivos digitais são movidos por uma fabriada com íons de lítio. Portanto, o vício – temido por tantos usuários de smartphones – já não é mais uma realidade. Não há mais necessidade de esperar que o telefone carregue completamente para desconectá-lo da tomada.

Maria de Fátima Rosolem, responsável pela área de baterias do CPqD, explica no artigo Bateria de lítio-ion: conceitos básicos e potencialidades que os novos itens recebem esse material em sua composição em razão da sua alta capacidade de condução de energia. Ele é o acumulador de energia com tensão mais elevada, se relacionado ao níquel utilizado anteriormente. Além disso, suporta um maior número de ciclos de carga e descarga.

A questão ambiental também foi observada na escolha do componente das novas baterias. O mesmo artigo de Maria de Fátima aponta que o impacto dessas baterias ao meio ambiente é de moderado à baixo, já que elas não possuem elementos químicos tóxicos em sua composição, como chumbo, cádmio e mercúrio.

Você vai se interessar por:

Usar carregador de outra marca estraga a bateria do celular? Descubra

Confira modelos de bateria externa para celular e tablet

Como ter melhor desempenho na bateria do celular

Mesmo sabendo que a ideia de que a bateria de celular vicia é infundada, com base nos estudos sobre o lítio-íon, isso não significa que você não precise carregar o seu celular completamente. A Samsung, em seu manual de uso seguro dos smartphones indica que, ao menos uma vez por mês, a bateria deve receber uma carga completa para garantir o bom funcionamento.

Se você ainda assim tiver dúvidas de que a bateria de celular vicia e quiser tomar os devidos cuidados, o especialista em tecnologia Felipe Brito indica que é importante economizar bateria. Desativar as conexões de Wi-Fi, Bluetooth e 3G quando não estiverem sendo utilizadas e diminuir a luminosidade da tela podem ser dicas válidas.

Outra dica é ativar o modo avião enquanto estiver carregando o telefone. Isso vai acelerar o processo de carregamento e você poderá dar uma carga completa ao celular sem tomar muito tempo.

Proteção para o seu celular

Se chegou até aqui, é por que o telefone móvel tem grande importância  para você. Então, que tal cuidar melhor dele? Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu smartphone? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Pronto para responder a um amigo se a bateria do celular vicia ou não? Compartilhe!

queda do dólar
vale a pena comprar celular top de linha
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
smartphone com maior tela