Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bandeira tarifária da conta de luz será verde em julho

A- A+

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que no mês de julho a bandeira tarifária da conta de luz será verde. Mas você sabe, na prática, o que isso quer dizer? A notícia é positiva: com a adoção dessa cor, não serão geradas cobranças adicionais para os consumidores, como vinha ocorrendo desde o ano passado.

Apesar disso, não vale se descuidar: é importante continuar adotando medidas para economizar energia, o que pode contribuir para diminuir ainda mais a conta de luz.

Preocupação com a bandeira tarifária da conta de luz

Entender a cor da bandeira tarifária ajuda a planejar a economia de energia. Foto: iStock, Getty Images

Bandeira tarifária da conta de luz

Desde 2015, as contas de energia elétrica no Brasil são geradas a partir de um sistema de bandeiras tarifárias. Nas cores verde, amarela e vermelha, elas indicam se a energia custa mais ou menos ao consumidor, de acordo com as condições de geração de eletricidade.

Se a bandeira é verde, isso significa que as condições de geração de energia estão favoráveis, então, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.

Já a bandeira amarela remete a condições de geração menos favoráveis e, por isso, a tarifa sofre acréscimo de R$ 0,025 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Por último, a bandeira vermelha representa condições mais custosas de geração de energia. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,045 para cada quilowatt-hora kWh consumido.

O sistema de bandeira tarifária da conta de luz é aplicado por todas as concessionárias conectadas ao Sistema Interligado Nacional – SIN.

A boa notícia é que, em julho, a bandeira tarifária da conta de luz será verde. Segundo a Aneel, a recomposição de reservatórios das hidrelétricas após chuvas do período úmido, assim como a redução da demanda e a entrada em operação de novas usinas foram fatores que permitiram retomar a tarifa mais barata.

Dicas para economizar energia

Vale lembrar que não é somente quando a cor da bandeira tarifária da conta de luz está menos favorável que é preciso poupar energia. É indicado adotar algumas medidas simples no dia a dia para economizar sempre, pois isso pode fazer diferença no final do mês, quando chega a conta de luz, independente da cor da bandeira.

Tomar banhos mais rápidos, aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, desligar lâmpadas ao deixar um cômodo e utilizar fluorescentes compactas mais econômicas são algumas das dicas básicas.

Além disso, preferir eletrodomésticos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e juntar mais roupas para utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar também são boas opções para diminuir os gastos com energia elétrica.

No site da Aneel, é possível acessar uma tabela com o valor de consumo dos principais aparelhos domésticos. Segundo a agência, calcular o consumo pode ajudar a reduzir o valor da conta de energia e, ainda, a evitar o desgaste de eletrodomésticos.

Você vai se interessar por:

 

Este artigo sobre a cor na bandeira tarifária da conta de luz foi útil para você? Compartilhe as dicas!

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza
o que é a lei de diretrizes orçamentárias