Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Bancos exigem poucos documentos para abrir conta; descubra

A- A+

Com a modernização dos serviços bancários é cada vez menos necessário frequentar uma agência quando se precisa resolver problemas básicos. Mas para ter acesso a todas as possibilidades que as instituições oferecem hoje, seja pela internet ou caixas eletrônicos, é preciso dar o passo inicial: abrir a conta corrente. Realizar o serviço é, normalmente, um ato simples. É preciso poucos documentos para abrir conta.

De forma geral, todas as instituições bancárias precisam basicamente de três documentos para abrir conta: RG, CPF e comprovante de residência (conta de luz ou telefone). Esses são os itens indispensáveis. Dependendo do banco, pode-se exigir outros, sendo o mais comum um comprovante de renda.

seudinheiro-Documentos-para-abrir-conta

Uma vez entregue os documentos, cliente deve escolher o melhor pacote de serviços. Foto: iStock, Getty Images

Conta aberta: conheça os seus direitos

Uma vez entregue os documentos para abrir conta, é hora do cliente escolher o melhor pacote de serviços para as suas necessidades. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), toda pessoa que abrir uma conta em banco no país tem direito a conhecer:

Você vai se interessar por:
O que você precisa saber antes de abrir uma conta poupança
Escolha do banco: descubra quais fatores levar em conta
Conta gratuita: conheça opções e a diferença entre bancos

1) A tabela de tarifas detalhada com o valor de cada serviço bancário, de cada pacote oferecido, inclusive dos pacotes padronizados pelo Banco Central e da quantidade de serviços em cada pacote ofertado pelo banco. Essa tabela normalmente é disponibilizada na internet, mas também deve estar afixada em local de fácil visualização na agência bancária.

2) Cópia do contrato que assinou com o banco para qualquer operação contratada, com todos os campos preenchidos, com linguagem fácil e com destaque para as cláusulas que restringem seus direitos.

3) Os serviços essenciais. Esses serviços não são tarifados e o banco deve garantir a oportunidade de adesão. Aqui é o momento de o consumidor avaliar se os serviços são suficientes para sua movimentação mensal, já que essa é uma boa oportunidade de economizar. Vale exigir que a adesão conste expressamente do contrato de abertura da conta.

4) Que é possível a abertura de conta salário, caso o relacionamento com o banco se dê por vínculo empregatício. Essa conta pode ser vantajosa pois, apesar de não poder ser movimentada por cheque, é isenta de tarifas de manutenção, saques totais ou parciais (limitados a cinco por evento de crédito), fornecimento de cartão magnético (exceto nos casos de perda, roubo, danificação ou qualquer motivo que não seja de responsabilidade do banco), consultas ao saldo ou extrato dos últimos trinta dias por meio dos terminais de autoatendimento ou guichê de caixa (dois por mês) e, ainda, a transferência do valor integral do crédito para outra instituição financeira.

Tarifa bancária vira bônus na Vivo

Se você é cliente Vivo e possui uma conta pessoa física tarifada nos bancos Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de serviços em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de muitos outros benefícios.

Para acionar o serviço, acesse o site ou entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem da Vivo.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de documentos para abrir conta? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como abrir uma conta no banco
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho