Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ferramenta do Banco Central ajudar a encontrar o menor valor do dólar

A- A+

Você está praticamente de malas prontas para uma viagem aos Estados Unidos mas, com o valor do dólar nas alturas, fica complicado cumprir seu roteiro, não é mesmo? Por isso, a pesquisa de preço é mais do que essencial.

Mas pesquisar dá trabalho. Procurar de corretora em corretora, de site em site, toma tempo. O que pouca gente sabe é que o Banco Central disponibiliza uma ferramenta gratuita que faz essa pesquisa.

Valor do dólar em alta

Com pesquisa, você encontra o menor valor do dólar para comprar a moeda. Foto: iStock, Getty Images

Busque a média mensal do valor do dólar

O Banco Central disponibiliza um ranking mensal que pode ser um ótimo direcionamento para quem está buscando o menor valor do dólar. O ranking do VET traz uma análise dos meses anteriores, mostrando quem praticou os melhores preços.

É preciso levar em consideração que o valor do dólar oscila diariamente. Assim, uma corretora analisada em um dia de alta pode ficar mal posicionada no ranking, mesmo sem ter cobrado os preços mais elevados. Entretanto, se você fizer uma pesquisa por um tempo maior, como três ou quatro meses, pode encontrar bons indícios.

Uma das vantagens é que o valor do dólar apresentado pelo Banco Central já inclui o Valor Efetivo Total (VET), com todas as taxas pagas na compra da moeda.

Veja como pesquisar o valor do dólar

A pesquisa é muito simples. Após acessar o site, o primeiro passo é escolher a forma como você quer receber o dinheiro: em espécie (com 0,38% de Imposto sobre Operações Financeiras – IOF) ou em cartão pré-pago (opção mais segura, mas com IOF de 6,38%).

Em seguida, preencha a quantidade que você quer comprar. A dica aqui é, para os valores acima de mil, evite colocar pontos para determinar a quantidade. Usando somente os números, o ranking coloca a lista das corretoras em ordem decrescente. Ou seja, aquelas que tiveram o valor do dólar mais barato irão aparecer na frente.

Depois, você decide quais dados prefere ver. Se quiser acessar o número de negócios realizados em um mês, clique no campo Número de operações realizadas em mês/ano com base nos critérios pesquisados.

Porém, se quiser voltar a visualizar o ranking das casas mais baratas, clique em Posição. Um segundo clique no mesmo campo faz a lista ser invertida, apresentando as mais caras na frente.

Você vai se interessar por:

Alta do dólar dos Estados Unidos exige atenção de quem vai viajar

Dólar x euro: O que é melhor levar para viagem internacional?

Comprar dólar para investir é um bom negócio?

Comodidade na sua viagem

Um cartão de crédito internacional pode garantir muita comodidade em sua viagem. Com os Cartões de Crédito Vivo, você tem diversas vantagens na compra. Além de contar com mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados, você ainda pode ganhar bônus em ligações e acumular pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Nas lojas Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para pesquisar o valor do dólar? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito