Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Banco Central dos EUA dá boas dicas para juntar dinheiro

A- A+

Quem não gosta de dicas para juntar dinheiro? Diante da recessão que se instalou na economia norte-americana, o Federal Reserve (Fed), ou seja, o Banco Central dos Estados Unidos, compilou uma série de sugestões para que os mais jovens consigam acumular capital para ter uma velhice tranquila.

Um relatório publicado pela instituição, de autoria de William Emmons e Bryan Noeth, liga idade ao patrimônio e chegou à conclusão que as gerações mais novas não sabem juntar dinheiro como faziam seus pais e avós. Segundo a publicação, apesar de possuírem mais acesso à educação, elas não estão no mesmo caminho da riqueza que os mais velhos.

Se a economia brasileira também está em recessão, será que as dicas para juntar dinheiro do Banco Central dos Estados Unidos são aplicáveis por aqui? Conheça as principais delas a seguir.

seudinheiro-dicas-para-juntar-dinheiro

Poupar deve ser um hábito do seu dia a dia, aconselha a instituição americana. Foto: iStock, Getty Images

Siga as dicas para juntar dinheiro

Segundo o relatório divulgado pelo Fed, famílias lideradas por pessoas com menos de 40 anos possuem apenas cerca de 14 mil dólares em ativos seguros e líquidos, ou seja, dinheiro que pode ser usado rapidamente ou sem gastos. É o caso de um conta corrente ou uma poupança.

A publicação compara o fundo de emergência das famílias mais novas com aquelas mais velhas, lideradas por uma pessoas com mais de 62 anos. Essas possuem um fundo no valor médio de 82 mil dólares.

Em seguida, o relatório dá a primeira das dicas para juntar dinheiro: tenha um fundo seguro de fácil acesso para atenuar choques financeiros decorrentes de acidentes, problemas de saúde ou perda do emprego, por exemplo.

Com mais ativos líquidos e um fundo de emergência mais polpudo, segundo o Fed, os mais velhos são uma boa fonte de consulta para os mais jovens obterem dicas para juntar dinheiro.

A pesquisa de Emmons e Noeth aponta ainda que, além de possuírem mais dinheiro, lares de pessoas mais velhas também têm uma parcela maior de seu dinheiro atrelada a bens que fornecem retornos médios mais altos em comparação a ativos mais tangíveis. Em outras palavras, “a passagem do tempo – como descrita pelo ciclo da vida – torna mais fácil diversificar e pagar dívidas quando há mais riqueza disponível”, descreve o relatório.

Você vai se interessar por:

Como poupar dinheiro: Aprenda 3 dicas

Como juntar dinheiro mesmo ganhando pouco

Entenda o desafio das 52 semanas para poupar dinheiro

Outras dicas para juntar dinheiro

O blog GuiaBolso também compilou algumas dicas para juntar dinheiro. As recomendações são próprias para pessoas que têm dificuldade em economizar. Segundo o site, o primeiro passo para desenvolver o hábito de gastar menos é começar aos poucos. “Não precisa ser um valor alto. O importante é tornar o hábito de poupar parte da sua rotina”, aconselha.

Outra dica é para o consumidor anotar todos os seus gastos, o que torna a análise das despesas mais fácil, além de pagar todas as dívidas em dia, começando por aquelas mais caras e com juros mais altos.

Ter objetivos financeiros e estabelecer uma quantia mensal para poupar também ajudam na hora de juntar uma grana extra. Outro passo decisivo é saber como investir o dinheiro guardado.

 

Gostou das dicas para juntar dinheiro ? Deixe seu comentário.

Casal melhora as finanças pessoais
melhor lugar para trabalhar
levar dinheiro na viagem
Recessão econômica.
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar