Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Baile de debutante ainda é sonho de muitas garotas

A- A+

A chegada de uma menina aos 15 anos costuma ser celebrada como um rito de passagem para a vida adulta. Tradição antiga, hoje o baile de debutante é uma forma de comemorar o aniversário e celebrar com os amigos e familiares. Mas organizar uma festa como essa exige tempo e dinheiro. Por isso, é preciso estar atento aos detalhes, comparar valores e planejar com antecedência.

Simbolismo do baile de debutante

Em geral, são duas as formas de realizar uma festa de 15 anos. Uma delas é através do baile de debutante, que reúne diversas meninas e costuma ser mais requintado, outra é optar pela personalização de ter uma festa individual. Seja qual for o caso, a preparação é semelhante, a principal diferença é a tomada de decisões colativas ou por conta própria.

Os principais simbolismos presentes na noite são a troca de sapatos, a entrega do anel e a valsa, que costuma ser dançada com o pai e um par. Hoje em dia, é bastante comum também usar um telão para transmitir uma retrospectiva dos 15 anos vividos e incluir também depoimentos das pessoas mais próximas.

baile de debutante

O principal cuidado deve ser para que o baile tenha as características da debutante. Foto: iStock, Getty Images

Baile de debutante requer planejamento

Organizar um baile de debutante não é tarefa fácil e envolve diversos detalhes. Por isso, a recomendação é que o preparo comece um ano antes, quando a data ainda parece bastante distante. Isso permite que você tenha mais prazo para negociar e encontrar preços mais atrativos.
“Pesquisar e negociar é muito importante, então antes de sair contratando, faça uma ampla sondagem e peça indicações para pessoas que já fizeram a sua festa de debutante“, explica a editora do blog Debuteen, Amy Sousa. Afinal, os gastos só parecem se multiplicar conforme o dia da festa se aproxima.
Antes de começar a organização, é importante contar com um número estimado de convidados que estarão presentes. Esse dado vai ser fundamental para o passo seguinte, que é procurar o salão de festas. Leve em conta itens como o espaço disponível, a estrutura, o horário máximo de locação e, é claro, o preço cobrado. Outros gastos que devem ser orçados são o buffet, vestido, convites, som e iluminação, fotografia, decoração, bebidas e itens opcionais como assessoria de festa e bartenders. Em média, Amy estima que o valor fique entre R$100 e R$300 por convidado.
Para economizar, ela indica por a mão na massa e pensar nos convites e lembrancinhas por conta própria. Com criatividade e um pouco de tempo disponível, o resultado é uma festa que tem mais a cara da debutante – ou um pouco da personalidade de cada uma delas – e com valores mais baixos.
“O importante é colocar muito de si na festa, por este motivo a personalização da decoração e de todos os itens da festa são muito importantes. Cada detalhe fará diferença e tornará o momento inesquecível”, destaca Amy. Além disso, a presença de pessoas realmente especiais será fundamental para o sucesso da noite.
> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas sobre baile de debutantes? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities