Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aviso de roubo de documentos protege seu CPF

A- A+

O número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos mais importantes documentos do cidadão. É por meio dele que seu titular pode abrir conta corrente em bancos e crediários em estabelecimentos comerciais e solicitar cartões de crédito e empréstimos ou financiamentos etc. Em caso de perda ou furto, o aviso de roubo do documento pode evitar alguns transtornos.

O número de golpes e fraudes ligados CPF tem aumentando cada vez mais. Com o número do documento, o fraudador pode fazer uma série de estragos. “Os golpistas usam os dados das vítimas para obter talões de cheque, cartões de crédito e empréstimos bancários”, alerta o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi.

aviso-de-roubo

Golpes crescem com documentos roubados. Foto: iStock, by Getty Images

“Esses cheques e cartões são utilizados nos mais diversos estabelecimentos “, conta. “As vítimas, muitas vezes, acabam tendo os nomes incluídos em cadastros positivos como SPC e Serasa graças aos golpes”, lamenta. É por essa razão que o titular do documento deve fazer um aviso de roubo o mais rápido possível caso perca ou tenha o CPF furtado.

Aviso de roubo: passo a passo

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) está do lado do consumidor em casos de golpes e fraudes comprovadas. Se o consumidor é vítima de roubo, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência informando a perda ou roubo do CPF.

Ele pode ainda avisar do roubo gratuitamente na base de dados da Serasa e do SPC. Esse cadastro informa lojas e bancos que seu CPF foi roubado, em caso de consultas para liberação de créditos.

Para fazer uma aviso de roubo de CPF, outros documentos pessoais e cheques no SPC, basta o cidadão ir até o Posto de Atendimento do SPC mais próximo para informar sobre a ocorrência. A ocorrência fica cadastrada no banco de dados da instituição e sempre que uma empresa consultar o SPC receberá a informação do roubo ou perda de documentos.

No caso da Serasa, o consumidor pode fazer o aviso de roubo no próprio site da instituição ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor: (11) 3373.7272. O aviso de documentos roubados fica no sistema de consultas por 10 dias úteis. No caso de cheques, as informações ficam na base de dados por três dias úteis.

Para que as informações do roubo de documentos, incluindo CPF, fique na base de dados da Serasa por tempo indeterminado, o titular dos documentos precisa enviar, dentro do prazo de 10 dias, o boletim de ocorrência e uma declaração formal à instituição.

Aviso de roubo: monitoramento do CPF

Hoje em dia, existem uma série de serviços de monitoramento do CPF que enviam alertas em caso de consultas ou movimentações no documento. Eles ajudam a identificar golpes mais rapidamente e são um aliado a mais em caso de roubo do documento.

Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de aviso de roubo? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças