Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Avalie estes 8 pontos antes de solicitar cartão de crédito

A- A+

Seu banco está oferecendo um cartão de crédito ótimo – com bandeira renomada, limite lá em cima e uma série de vantagens – mas você ainda está com medo de usar. Tem medo dos juros, de acabar caindo na necessidade de pagamento mínimo, entre outras coisas. Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas para você ler antes de solicitar cartão de crédito.

seudinheiro-solicitar-cartao-de-credito

Antes de solicitar um cartão, deve entender como funcionam suas regras. Foto: iStock, by Getty Images

O que avaliar antes de solicitar cartão de crédito

1 – Evite solicitar cartão de crédito como renda extra

Os especialistas deixam claro que o cartão de crédito não é vilão. Você é que precisa saber usá-lo. E o primeiro passo é entender que ele não é (e nunca será) uma renda extra. Ele é apenas um meio de pagamento, e as faturas precisam caber no seu bolso.

2 – Fuja do pagamento mínimo

Um ponto importantíssimo a entender antes de solicitar cartão de crédito é que, ainda que exista a opção de pagar um valor mínimo da parcela – em casos de aperto – o melhor é evitar. Quando você faz essa opção, está entrando no chamado juros rotativo do cartão. É uma forma de empréstimo, com juros sobre juros.

3 – Planeje-se

O planejamento financeiro é a chave para qualquer operação, inclusive para solicitar cartão de crédito. Da mesma forma que você planeja o pagamento de contas básicas, da escola do seu filho ou da academia, o valor da parcela do cartão que cabe no seu bolso também deve entrar na sua planilha.

4 – Registre as despesas

Ah, você ainda não tem uma planilha? Então está na hora de fazer uma. Sem organização você fica muito vulnerável a gastar mais do que pode pagar. Dessa forma, sempre verá o cartão de crédito como vilão enquanto, na realidade, ele pode ser útil em muitos casos.

5 – Não ande com o cartão sem necessidade

Mesmo antes de solicitar cartão de crédito, é importante adotar a conduta de não andar com ele sem necessidade. Isso, claro, para evitar cair em tentação. Prefira pegá-lo somente quando tiver uma compra importante e que lhe traga vantagem no parcelamento.

6 – Use para controle financeiro

Organização é tudo e, nesse sentido, o cartão pode ser um aliado. Se você tem dificuldade de saber o que gasta em supermercado, por exemplo, pagar com essa facilita a identificação de gastos. Mas antes de solicitar cartão de crédito, tenha sua planilha já organizada.

7 – Evite sacar dinheiro

A maioria dos cartões de crédito também oferece um limite de saque. Assim sendo, o cliente pode ir a um caixa eletrônico e sair com o dinheiro na mão. Embora seja uma facilidade, a tarifa pelo saque geralmente é elevada.

8 – Compre na melhor data

Se você ficar atento à data de fechamento da sua fatura, pode ter algumas vantagens, como ganhar até 40 dias para começar a pagar. Como fazer isso? Simples. As compras que você fizer logo após o fechamento da fatura só entrarão na fatura posterior, ou seja, não entrará já no próximo boleto.

Você vai se interessar por:
Fácil aprovação de cartão de crédito também depende de você
Seu cartão foi negado? Entenda por que isso aconteceu

Se você já decidiu por solicitar cartão de crédito, a Vivo pode te ajudar. Em parceria com dois bancos diferentes, a operadora oferece diversas vantagens. Você pode ganhar desde bônus na recarga, compra nas lojas Vivo em 12 vezes sem juros e até mesmo acumular pontos no programa Vivo Valoriza.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para solicitar cartão de crédito? Compartilhe!

Casal melhora as finanças pessoais
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet