Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Autocontrole é receita de como guardar dinheiro

A- A+

Não é de hoje que pesquisas apontam a importância do autocontrole, não apenas na questão emocional, mas também para entender como guardar dinheiro.

Como guardar dinheiro: pesquisa comprova fatores emocionais

Um estudo da universidade de Stanford lança luz sobre o tema. A “teoria do marshmallow“, como é chamado o estudo, vem sendo usada em incontáveis vezes para demonstrar o poder do autocontrole na vida pessoal e financeira.

Você vai se interessar por:
Encontrar motivação para juntar dinheiro pode ser mais fácil do que você imagina
Transforme o hábito de sonhar com dinheiro em realidade

A pesquisa é feita com crianças, que ficam sozinhas com um marshmallow à sua frente. A promessa para os pequenos é que, se conseguirem não comer o doce, ganharão mais um depois de 15 minutos. Alguns esperam o tempo determinado, alguns esperam apenas uns minutos e outros comem imediatamente.

seudinheiro-como-guardar-dinheiro

Fazer uma previsão de gastos semanal é importante para controle. Foto: iStock, by Getty Images

Anos mais tarde, os pesquisadores reavaliaram estas mesmas crianças e constataram que aquelas que tiveram maior força de vontade para não comer o doce (uma em cada três) cresceram com tendência a serem adultos mais bem sucedidos financeiramente –  que influencia, e muito, a receita de como guardar dinheiro.

Dicas de como guardar dinheiro e melhorar seu autocontrole

A teoria do marshmallow já repercutiu tanto que o autor Joachin de Posada, da Universidade de Miami, já escreveu três livros sobre o assunto. Se você quer saber como guardar dinheiro conseguindo aumentar, artificialmente, seu autocontrole, veja os passos sugeridos pelo autor.

1 – Escolha um cúmplice

Digamos que você queira guardar 10% de seu salário por um determinado período de tempo, de forma a obter um fundo de emergência equivalente a seis meses de salário. Mas como guardar dinheiro sem autocontrole? Escolha uma pessoa de confiança que possa guardar esse dinheiro para você e que vá tirá-lo da zona de conforto quando for necessário.

2 – O que os olhos não veem, o bolso não sente

Se você trabalha para uma grande companhia, uma dica de como guardar dinheiro é solicitar que 10% do seu salário vá direto para algum tipo de fundo, conta ou investimento sem ter você como intermediário. Da mesma forma que as crianças que ficam longe do marshmallow, você fará uma espécie de poupança forçada, sem olhar para o dinheiro.

3 – Faça um planejamento financeiro

Se você faz a sua agenda de compromissos por meio de um tablet, smartphone ou calendário, faça o mesmo com seu dinheiro. É interessante fazer uma previsão de gastos semanal.

4 – Tome atitudes agora para futuras recompensas

Atitudes para ajudar em seu futuro, como investimentos, são ótimas para fazer uma reserva de dinheiro futura. A parte mais importante da teoria do marshmallow, segundo De Posada, é entender como você reage às experiências. Se você sabe que é um devorador de marshmallows, é melhor encontrar uma técnica para superar essa característica. Uma opção é recrutar alguém para ajudar a encontrar sistemas que irão forçá-lo a esperar pelo segundo marshmallow. Pense nisso.

 

Gostou das dicas para como guardar dinheiro? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças