Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Atualização no Chrome prevê economia de 70% no plano de dados

A- A+

Se existe algo desagradável atualmente é ser surpreendido por uma mensagem dizendo que sua cota de dados está acabando quando você menos espera, não é mesmo? Pensando nisso, o navegador Google Chrome lança uma versão que promete uma economia de até 70% do seu plano de dados.

Homem usa o Google Chrome para economizar no plano de dados

Recurso do Chrome está disponível na Índia e deve chegar em breve ao Brasil. Foto: Focal Point, Shutterstock

Economia no plano de dados

Na Índia, a nova versão do Google Chrome já está funcionando para tablets e smartphones com o sistema Android. Por aqui, a novidade deve chegar nos próximos meses, mas já há expectativa. Pudera, a economia é significativa. E o funcionamento do recurso, chamado Data Saver, é bastante simples.

O app dá a opção de não carregar as imagens da página para economizar o seu plano de dados. Toda vez que o Chrome for acessado de uma rede móvel, o navegador irá verificar qual a velocidade da conexão e vai fazer a substituição das imagens por bloquinhos coloridos. É dessa forma que se economiza até 70% em dados móveis.

Se desejar cancelar a função, é só clicar em Carregar imagens, que podem ser escolhidas individualmente também.

Antes de ficar intrigado por não ter o recurso por aqui, pense que o motivo de começar pela Índia foi o fato de ser um país onde ainda há uma média de velocidade de internet muito baixa (se acha a sua conexão lenta, visite a Índia). A Indonésia também já recebeu a atualização.

Outros recursos que poupam o plano de dados

Lembre-se de que não são apenas as imagens que consomem dados: atualizações de redes sociais e vídeos também contam, assim como a sincronização de aplicativos. Existem recursos, no entanto, que ajudam a gerenciar esse gasto. Quem tem Android consegue fazer isso pelo próprio aparelho, ou é possível baixar aplicativos para esse fim.

É possível ativar o recurso de economia, que, como a própria empresa lembra, trará alguns contratempos, como imagens fora de foco ou sites que não consigam determinar sua localização. Algumas páginas podem ter problemas em aceitar login, especialmente intranets.

Enquanto o recurso novo do Chrome não chega, utilizando essas dicas você pode direcionar o uso do seu smarphone e de seu plano de dados para aqueles momentos realmente mais importantes, em vez de ver esgotar sua cota com o que não interessa tanto.

Pequenos “truques” como esse e o uso consciente ajudam a evitar as temidas mensagens de final de uso da cota de dados, especialmente quando elas chegam nas horas mais impróprias ou quando você não tem como repor créditos tão rapidamente, podendo prolongar o uso da sua conexão de internet.

Para PC, também é possível baixar uma extensão com o recurso “modo economia”, ideal para quem tem conexões lentas.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

O que achou da novidade no Google Chrome? Deixe seu comentário.

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza
o que é a lei de diretrizes orçamentárias