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por Vivo Seu Dinheiro

Atendimento bancário no Brasil: um guia para tirar suas dúvidas

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Você já correu para pagar uma conta e encontrou a agência fechada? Para evitar imprevistos do tipo e conhecer todos os seus direitos, é importante estar por dentro das regras de funcionamento e dos horários do atendimento bancário. Afinal, a administração das finanças também depende de uma boa relação com o banco.

Horários de atendimento bancário

Os horários de atendimento bancário são regulamentados pelo Banco Central do Brasil. Em parceria com a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, são estabelecidas as diretrizes de conduta ideal das instituições, definindo o padrão de funcionamento em todo o território brasileiro. Tire suas dúvidas:

Atendimento ao público

Embora os procedimentos burocráticos de um banco transcorram durante todo o horário comercial, o atendimento ao público deve acontecer por um período mínimo de 5 horas ininterruptas. Geralmente, o funcionamento é das 10h às 16h. Se você deseja realizar transações que dependam do contato direto com gerentes e operadores de caixa, procure-os nesse período.

Casal em atendimento bancário

Contato com gerentes e caixas deve ser buscado com a agência ainda aberta. Foto: iStock, Getty Images

Exceções previstas

Em alguns casos excepcionais, como a Quarta-Feira de Cinzas e outras festividades do local, os bancos podem reduzir o expediente para meio período. Porém, é sua obrigação manter atendimento ao público por um mínimo de duas horas, compreendido no período entre as 12h e as 15h, conforme a regulação do Banco Central

Dias úteis

De segundas à sextas-feiras, o atendimento bancário deve funcionar normalmente. As agência só estão liberadas do funcionamento aos sábados, domingos e feriados de âmbito municipal, estadual ou nacional. Na segunda e na terça-feira de Carnaval, pontos facultativos no calendário oficial, as instituições também não precisam atender ao público.

Feriados nacionais

O dia dedicado a Corpus Christi, o Dia de Finados (2 de novembro) e o último dia útil do ano também estão liberados do funcionamento interno das agências bancárias. Porém, em todos os dias do ano, os guichês eletrônicos devem estar abertos para a utilização dos clientes da instituição.

Caixa eletrônico

Não há regulamentação do Banco Central para o horário de atendimento nos terminais eletrônicos. De modo geral, eles ficam abertos das 6h às 22h. Cada instituição tem a possibilidade de regular o período de funcionamento conforme a região e os índices de periculosidade. Somente nos aeroportos é que os caixas ficam ativos 24 horas por dia.

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Seus direitos no atendimento bancário

A regulamentação sobre a ordem e a situação em que cada cliente será atendido pelos bancos coube ao Governo Federal, com a publicação da lei nº 10.048, no ano de 2000. Conforme o texto, idosos, deficientes, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesas têm direito a atendimento prioritário.

Quanto às filas nos caixas normais, o Procon e outras entidades de apoio ao consumidor regulam o tempo máximo de espera. As chamadas “leis das filas” variam conforme a cidade. Em São Paulo, por exemplo, os cliente podem esperar até 30 minutos por atendimento bancário. Já em Porto Alegre, o prazo máximo de aguardo é de 20 minutos, em dias de pagamento dos servidores públicos.

 

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